Série Via Varejo |6 de 6| – Segredos na adoção do microlearning

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Voltamos aqui na Via Varejo com o Paulo e João e vamos falar sobre segredos na adoção do microlearning. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

João, o que funciona e o que não funciona no formato de microlearning?

O que descobrimos ao longo desta jornada que viemos desenvolvendo é que não podemos enviar vários conteúdos ao longo do dia para o colaborador. Nós temos que enviar no máximo dois conteúdos para que ele não se sinta que tem que consumir muito conteúdo.

Descobrimos que, quando vamos para o formato de card, temos que ir com conteúdos mais sucintos, menos texto, mais imagens, deixar mais lúdico. Se tiver muito texto ele acaba consumindo um pedaço ou vê algum destaque daquele conteúdo e acaba não consumindo.

Quando olhamos para vídeo, eles também precisam ser curtos. Não podemos fazer vídeos muito longos. Vídeos no máximo um minuto, dois minutos para que ele possa consumir e assim querer consumir cada vez mais.

Agora que temos feito, que descobrimos, é como fazemos referência de um conteúdo no outro, ou seja, quando eu estiver falando de um card, esse card vai para este vídeo que leva para outro card, estes conteúdos são complementares. Não preciso me aprofundar tanto em um conteúdo porque ele consegue ter mais detalhamento naquele próximo conteúdo que ele for consumir.

O que é um card?

Um card é um formato de um infográfico, por exemplo. Nós no caso de produtos trazemos as principais especificações daquele produto. Por exemplo, o que o consumidor está falando, o que o fabricante fala e o que o nosso vendedor deveria falar sobre aquele produto para o cliente. No caso de processo fazemos um infográfico com o caminho deste processo que ele deveria seguir.

Agora vamos falar sobre governança. De certa forma vocês já desenvolveram milhares e milhares de conteúdos. Como vocês verificam a guarda, a relevância deste conteúdo, se ele é útil, se ele não expirou?

Primeiro nós temos a preocupação de quando for produzir um conteúdo, que ele não se torne perecível rápido. Tentamos usar uma linguagem que ele fique perene ao longo do tempo. Também temos uma relação destes conteúdos que temos datas para retomar eles e procurar novamente. Retomamos este conteúdo e verificamos com as áreas ou com processo se ele ainda está vigente e colocamos ele para o próximo lote de verificação. Nós sempre retomamos e revendo estes conteúdos para ver se eles estão ok, ou não.

E quais dicas a mais você poderia dar pela sua própria experiência com a adoção deste formato?

O que descobrimos é que o conteúdo microlearning por si só não tem efeito. Precisamos de que todas as áreas estejam envolvidas, tanto comunicação, como treinamento, como a própria operação ajudando a desenvolver aquele conteúdo. Todos trabalhando em prol daquele conhecimento para que aquilo realmente tenha algum tipo de valor.

Paulo, fizemos uma série aqui de 6 episódios na Via Varejo. Falamos de inteligência artificial, de chatbots, de microlearning, qual mensagem final você gostaria de deixar?

Eu gostaria de dizer que estamos muito felizes com esta jornada toda, com este investimento que estamos fazendo e falamos aqui bastante de conteúdo, bastante de tecnologia, mas acho que um dos indicadores para nós que mostra que estamos no caminho certo e que criamos uma forma de interagir com o time que tem sido bem recebida é a maneira como eles estão interagindo com a Evva. 

A Evva acabou de completar um ano e o time comemorou o aniversário da Evva em algumas das nossas lojas fazendo até bolo e cantando parabéns que vocês podem conferir aqui no vídeo junto com a gente.

Ela já é parte do time da Via Varejo.

Faz parte do time e o time tem um carinho muito grande por ela. É isso que queríamos, que ela fosse percebida como alguém que está do lado, que ajuda, que contribui e, portanto, vale a pena estar sempre com ela no bolso e interagindo com ela em qualquer lugar.

Já tem planos para o futuro da Evva aqui na organização?

Temos muitos planos. Podemos voltar aqui depois para contar.

Muito obrigado!

Essa foi a série sobre a Via Varejo e algumas soluções que ela tem trazido para a área de operações no que envolve aprendizagem e performance. Muito obrigado!

Resumo da entrevista Série Via Varejo |6 de 6| - Segredos na adoção do microlearning

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