Será que temos os líderes preparados nas organizações?

Compartilhe!


Será que a sua organização tem os líderes que precisa para os desafios do hoje e do amanhã? Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Infelizmente, os líderes não estão preparados nas organizações e a cada ano a proporção dos despreparados só aumenta. Esta é a principal conclusão da pesquisa Global Leadership Trends for 2021 da DDI.

Você possui um banco forte preparado para assumir posições de liderança? A resposta dos RHs para esta pergunta só vem diminuindo a cada edição da pesquisa. Dezoito por cento (18%), em 2011. Quinze por cento (15%), em 2014. Catorze por cento (14%), em 2017. E apenas 11%, em 2020. É o menor dado já registrado na história da pesquisa.

Outra informação desanimadora é que apenas 47% das posições críticas podem ser ocupadas por líderes atuais. Assim, cabe à organização, buscar alternativas no mercado pagando um elevado preço, ou assumir os riscos de promover um líder sem condições apropriadas para o desafio.

Ainda segundo a pesquisa, liderar virtualmente times e fornecedores e usar a empatia e a inteligência emocional são os principais pontos de ineficácia. Enquanto isso, os líderes não se sentem seguros para ajudar os membros do time a evitar o burnout, tomar decisões certas de contratação e navegar na política organizacional.

Analisando estes resultados, podemos constatar que externamente o ambiente está cada vez mais turbulento e a competição está cada vez mais acirrada. Internamente, exige-se cada vez mais do líder e ao mesmo tempo os recursos estão cada vez mais escassos.

Sim, estes elementos são de difícil modificação. Ao profissional de RH e mais especificamente ao de educação corporativa, a única resposta para contornar esta realidade é em oferecer mais e melhores ações de formação e de desenvolvimento de líderes.

Entretanto, não é isso que verificamos na prática. Na edição anterior do relatório foi apontado que 4 em 5 gestores de RH consideram seus programas de desenvolvimento de líderes pouco efetivos. 

Todas estas informações só nos levam a crer que o primeiro passo da transformação deste cenário negativo é dos próprios profissionais de RH e de educação corporativa. Eles precisam aprimorar sua capacidade de diagnosticar, de desenhar e de elaborar soluções de desenvolvimento de líderes que realmente funcionem.

Se esta condição não for atendida, infelizmente as organizações não terão os líderes necessários para entregar os resultados no presente, nem de sustentar o crescimento e a sobrevivência no futuro. 

Então, cabe a você a responsabilidade deste desafio. E precisando de ajuda, lembre-se que no Canal Espresso3 você encontrará inúmeras boas ideias! Até mais!

Resumo da aula: Será que temos os líderes preparados nas organizações?

Compartilhe!

2 comentários sobre “Será que temos os líderes preparados nas organizações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *