Série Aprendizagem por desafios |3 de 3| Ciclo básico

Compartilhe!


Você sabe como promover a aprendizagem por desafio? Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Finalizando a nossa série sobre aprendizagem por desafios, neste cafezinho abordaremos o processo e algumas dicas para tornar o desafio uma ferramenta em prol da aprendizagem. Caso tenha perdido os primeiros, recomendamos que assista os princípios e as alavancas que dosam o desafio antes deste.

Para começarmos, adotaremos o ponto de vista de um líder que promove esta aprendizagem com o time. Isto não impede você de desdobrar estas dicas para a sua realidade enquanto pessoa autodirigida.

O ciclo básico de aprendizagem por desafios envolve quatro etapas: Definir, Empoderar, Acompanhar e Refletir.

Definir

Na primeira etapa, Definir, o líder deve realizar um encontro entre as oportunidades e as pessoas. Em outras palavras, o líder deve avaliar os projetos e as atividades que possui, bem como avaliar as pessoas do seu time e seus interesses de desenvolvimento. 

Do lado dos projetos e das atividades, cada oportunidade tem um potencial de explorar e instigar diferentes competências. Por exemplo, um projeto transversal poderá exigir mais da pessoa o desenvolvimento da comunicação e da articulação, assim como uma atividade mais técnica poderá cobrar mais foco e capacidade analítica.

É importante considerar se a complexidade, o tempo disponível e os riscos permitem que uma pessoa em estágio de desenvolvimento possa realizar, lembrando que provavelmente ela realizará as atividades mais devagar, menos automatizada e com mais chances de errar.

Do lado das pessoas, o líder deve considerar o apetite da pessoa em se desenvolver nesta competência, qual é o momento dessa pessoa e se ela é capaz de corresponder positivamente à entrega com um certo nível de suporte e orientação.

Empoderar

Na segunda etapa, Empoderar, deve haver uma delegação que torne a oportunidade de aprendizagem mais intencional, organizada e consciente.

Assim, o líder deve conduzir uma conversa que explicite que a pessoa é capaz de realizar a entrega esperada e que ele desenvolverá tais competências. Também, o líder precisa pactuar as expectativas em relação às condições da entrega e selar um contato psicológico para instigar a dedicação.

Nesta conversa, o líder precisa transmitir segurança, autoconfiança e oferecer um porto seguro. 

Acompanhar

Assim já entramos na terceira etapa, Acompanhar. Este é o momento mais longo e significativo do ciclo, onde realmente ocorre a execução e a aprendizagem propriamente dita.

O papel do líder é em promover a orientação, o suporte, o patrocínio e o feedback ativo. Assim, ele deve respectivamente: direcionar e recomendar os melhores caminhos; entrar no circuito quando as coisas começarem a ficar muito difíceis; abrir portas na esfera política da organização e obter os recursos necessários; e, observar e dar feedback rápido e assertivo.

Refletir

Na quarta e última etapa, Refletir, o líder deve promover este momento de explicitar o crescimento e de promover conexões das experiências ao longo e ao final do processo. 

Qual era a nossa expectativa de entrega e de desenvolvimento? O que realmente foi alcançado? Como daremos prosseguimento ao seu desenvolvimento daqui para frente? Enfim, abrir o jogo com franqueza, mentalidade de crescimento e respeito alavancará os aprendizados desta reflexão.

Bem, nesta série você descobriu como os desafios podem proporcionar o desenvolvimento das competências. Agora, comece a abraçar os desafios com uma nova ótica e a promover esta abordagem diferenciada com o seu time!

Acompanhe nossas publicações semanais e possibilite o seu desenvolvimento contínuo no tema. Até mais!

Resumo da aula sobre Ciclo básico da Aprendizagem por desafios

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *