Olá, estou aqui na Cacau Show com a Paula para falar sobre cultura e valores. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Paula, a Cacau Show tem uma cultura e seus valores muito fortes. Como é que vocês promovem esta cultura?
Realmente, a cultura da Cacau Show ela é única e diferencial. É uma cultura que é empreendedora, ela vem de crenças e do empreendedorismo do nosso fundador e a promoção dela se dá pela vivencia, pela prática. Uma vez que a gente tem uma história muito intensa e este crescimento muito acelerado, ele trouxe para a gente alguns traços importantes que estão na base da nossa cultura. E a promoção dela acabou se dando no dia-a-dia, pela realização e pelas pessoas poderem viver esta grande intensidade e dinamismo que temos dentro de nosso ambiente. Uma cultura se torna viva quando você tem práticas, rituais, costumes e ritos que fazem com que a gente realmente consiga perceber o que se fala e que se pratique o alinhamento que a gente tem no dia-a-dia.
Paula, você poderia citar algum ritual que exemplifica algum valor?
Eu vou citar um ritual que é extremamente marcante na Cacau Show que é o ritual da última caixa. Este ritual acontece nas nossas duas principais campanhas, que é a campanha de páscoa e a campanha de natal. E, este ritual é extremamente simbólico, muito expressivo, ele é extremamente emocional. Ele envolve as pessoas no reconhecimento de uma missão cumprida. Então, é nosso papel dentro da nossa… A nossa missão junto a sociedade, aos nossos consumidores, aos nossos franqueados, da gente poder, dentro de todo o nosso negócio, entregar a última caixa que foi produzida, seja ela de panetone, ou de chocolate para o natal, ou seja do ovo de páscoa na entrega para o nosso consumidor final. E, na verdade, ele vai até o nosso franqueado. E, este ritual é extremamente impactante, porque todas as pessoas que estão aqui nos últimos dias, nos últimos minutos de trabalho, seja de páscoa, ou de natal, se juntam em nosso centro de distribuição, fazem uma grande fila, nosso presidente agradece todo o trabalho, o esforço, a dedicação e o compromisso de cada um; o engajamento de cada um na realização do trabalho, nosso compromisso com o nosso franqueado e com o nosso consumidor. E, a caixa passa de mão em mão até ir ao caminhão e deste caminhão, deste transporte, chegar a este franqueado. Nós já chegamos a longe, do comitê executivo entregar esta última caixa na loja de um franqueado nosso. No simbolismo realmente do agradecimento, do trabalho com foco, que faz parte de nosso valor. Da gente poder realmente poder buscar este reconhecimento e a missão cumprida como um todo.
E o franqueado reconhece esta caixa quando ela chega?
Sim, porque esta caixa é assinada pelas pessoas que desejam deixar sua mensagem desta missão cumprida. Então, muitas assinaturas, mensagem do presidente, de todo o corpo diretivo e dos colaboradores que fizeram parte desta história estão lá naquela caixa. Então, é uma caixa única que ele vai saber que ela fez parte do ritual da última caixa.
Muito obrigado, Paula.
Obrigada.