Série CBTD 2018 |8 de 9| Implementação dos valores organizacionais

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Olá, pessoal. Bem-vindos ao CBTD 2018. Agora vou falar com a Marcia e com o Juliano do Peixe Urbano e vamos falar sobre a implementação na prática dos valores organizacionais.

Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3!

Tudo bem Marcia? 

Tudo bem e você?

Tudo bem Juliano?

Tudo ótimo!

Vamos começar com a Marcia. Marcia, qual o momento que o Peixe Urbano estava vivenciando para precisar implementar e erguer este projeto de valores?

Primeiro o Peixe Urbano é uma empresa muito jovem. Tem um clima jovem, é uma empresa de oito anos que já está na casa de faturamento de 1 bilhão, que é muito legal. O momento que nós estávamos era um momento em que nós estávamos transferindo a matriz do Rio de Janeiro para Florianópolis. Nesta mudança física, as pessoas sentiram uma necessidade, um buraco, um vazio, uma necessidade enorme de recuperar as coisas que aconteciam na sede para um outro espaço físico, para uma cidade completamente diferente. Muitas pessoas vieram do Rio de Janeiro para Floripa e nós tivemos a oportunidade de integrar no mercado de Floripa um jeito de fazer carioca. Foi um projeto excepcional, pois nós traduzimos diferentes culturas em um único projeto que foi o projeto Main line, nossos valores, nossas práticas.

Me descreve o que vocês fizeram para implementar com sucesso essa prática.

Bom, a primeira coisa que fizemos foi assim. Como somos uma empresa que temos uma capilaridade nacional, a primeira definição foi a metodologia, como vamos fazer isto? Como vamos falar com todas as pessoas e alcançar todas as pessoas? A nossa meta era ninguém de fora. E conseguimos chegar. Ninguém de fora.

Alcançamos, na época tínhamos 450 colaboradores em média, definimos uma plataforma EAD. Um EAD muito diferente, pois nós não fizemos videoaula. Nós tínhamos um bate papo com grupos de colaborares via Webex. Estes bate papos eram organizados em um processo que tinha café da manhã com aprendizado, almoço cultural, ou chá das 17h30, que era o chá da tarde Inglês.

As pessoas se inscreviam e participavam naturalmente e a cada bimestre nós fomos trabalhando um valor específico. Desdobrando o valor, não para que o valor da empresa fosse maior ou melhor do que o valor da pessoa, mas que esses valores pudessem se organizar, pudessem de alguma forma flertar uns com os outros e garantir uma consistência de cultura.

Que tipos de assuntos surgiam nessas conversas?

Por exemplo. Um dos valores do Peixe Urbano é comunicação aberta. Está escrito na intranet da empresa o que é comunicação aberta e o que nós trouxemos para reflexão é quais são os comportamentos que nós, enquanto colaboradores, temos que ter para gerar este valor no dia a dia. Não adianta estar escrito, precisa ser vivido. Nós falamos muito as chaves da comunicação, o que é empatia, o que é assertividade, o que é feedback, como faço um quadrado da mensagem legal, como eu sou responsável por garantir que o que eu quero que aconteça, aconteça de fato, através da comunicação. Foi sensacional! Sempre as ações tinham um pre-work. Qualquer ação se iniciava antes do nosso encontro. Então, as pessoas eram convidadas a preencher inventários, assistir vídeos, responder perguntas. Quando nós conversávamos já começávamos quentes. A temperatura já estava no tempo exato para uma ação rápida de 1h30, onde todos tinham voz para participar. Em nenhum momento, nós como mediadores, puxávamos a única responsabilidade para nós. Pelo contrário, sempre estimulávamos a troca, pois a voz que queríamos ouvir não era a nossa, nós sabíamos o que estávamos falando. Nós queríamos ouvir a voz de quem estava ligando, conectando esses valores com a própria vida. Foi sensacional! Foi espetacular.

Agora vamos explorar com o Juliano quais foram os resultados alcançados. O que eu gostaria de saber, Juliano, é o que as pessoas e a organização puderam colher deste projeto.

Tivemos uma colheita muito vasta. O primeiro impacto foi nas pessoas. A transcendência daquela definição dos valores da intranet e colocar aquilo no dia a dia, onde as pessoas vivem e sentem cada um dos valores. Frases que usamos em cada um dos treinamentos de cada valor como, colocar no quadrado da comunicação, excelência, fazer o máximo possível. Isso foi bem falado e comentado por toda a companhia. Como as pessoas transcenderam aquela sala de aula para colocar na prática as discussões, o conteúdo, fazendo uma transcendência do conteúdo na nossa empresa. Em todos os setores e refletindo até na percepção deles sobre a experiência de ser Peixe Urbano. É um sentimento que foi reforçado em cada um desses colaboradores por poder perceber que realmente a empresa faz valer o que estávamos falando. Faz valer o respeito, o foco, a excelência, a comunicação aberta, a paixão e a continuação disto, que percebemos nas próximas atividades que temos feito sempre conectadas com o projeto Main Line. Deixou resultados nessas pessoas.

Os outros resultados foram na empresa. O quanto a empresa hoje pode perceber os benefícios que nós tivemos, vou citar o exemplo do Rec, Relacionamento com Cardume. Um call center que normalmente tem um alto turn-over e após o projeto Main Line e com todas as atividades de treinamento, hoje percebemos uma adesão maior aos valores da empresa e uma diminuição do turn-over.

Nós tivemos uma fusão recente com o Grupon, as duas marcas e sem dúvida nenhuma o projeto ajudou muito na continuação, na força que esse projeto tinha para expandirmos esses valores da nossa cultura organizacional para todos os seis países que hoje compõem o grupo, o Peixe Urbano e o Grupon LATAM.

Quais foram os aprendizados da área?

São sempre muitos. Não acabam. Os aprendizados foram que valeu super a pena falar de algo que as pessoas pudessem falar “nossa, foram muitas horas de treinamento” e reverberou muito positivamente nos resultados. Times cada vez mais preparados, treinados e buscando com foco, excelência alta performance sem perder nenhum desses valores.

Além disto Wagner, nós rompemos o paradigma do treinamento presencial. Nós fizemos esse projeto 100% EAD e foi muito bacana para podemos perceber que até com o custo muito baixo de R$6 o custo hora/homem, nós atingimos a execução deste projeto. Este também foi um resultado muito bacana para a empresa.

Muito obrigado Juliano. Obrigado Marcia.

Obrigado você!

Obrigada Wagner

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