Série Fast Shop |6 de 6| – Sistema de Educação Corporativa

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Olá! Estou aqui com Alessandro Marinho da Fast Shop para falar sobre organização do sistema de educação corporativa. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Alessandro, como está organizado hoje a área de treinamento da Fast Shop?

Vou dividir isso em dois pontos. A área de treinamento hoje tem um time próprio, nós crescemos esse ano, aumentamos o nosso quadro em três novos recursos. Então, tenho 17 pessoas no time, dividido entre analistas, assistentes, especialistas e jovens aprendizes.

Cada um com uma função específica, são divididos por regional ou de acordo com o treinamento, se for um treinamento mais técnico, se for um treinamento mais intuitivo, mais para liderança, são várias especificidades. Todos com boa formação, isso é uma dica importante, invista em uma equipe forte, que tenha boa formação e que acima de tudo tenha bastante atitude e entusiasmo para trabalhar.

Em relação aos pilares em que atuamos, dividimos em quatro: Jeito Fast de Ser, Produtos, Serviços e Técnicas de Vendas. Afinal de contas, nós somos na essência uma empresa de vendas.

Dentro do Jeito Fast de Ser, que é um pilar em que vamos atuar muito forte nos próximos anos é a questão da cultura. Tudo aquilo que está em nosso DNA. Explorar essa questão de como trabalhar, porque atender bem, porque acreditamos na questão da excelência, de cuidar do cliente por toda a vida, que é nossa missão. Tudo parte desse princípio, se eu cuido do cliente por toda a vida eu estou cuidando de mim, estou cuidando das pessoas e de todo mundo que faz parte desse processo.

Vamos trabalhar liderança dentro desse pilar do Jeito Fast de Ser, afinal de contas temos mais de 200 gestores em toda a companhia hoje, atuando em diversas área, não só vendas, mas na parte administrativa e de negócios também. Tudo aquilo que representa o que é a Fast Shop.

Os outros pilares são mais comuns e seguem o seu curso natural de produtos e serviços e assim por diante. E são divididos em duas matrizes de formação, sendo a formação inicial para todo mundo que entra, e o que chamamos de qualificação continuada, que é a atualização.

Você poderia dar um exemplo de ações educacionais que ocorrem em cada pilar?

Em 2016, nós viemos muito fortes com o treinamento de liderança que está dentro do pilar do Jeito Fast de Ser. A empresa nunca tinha feito um treinamento estruturado que tivesse módulos, então fizemos o Líder Fast e seguiu com 5 módulos de gestão de pessoas. Tivemos 99% de adesão, e uma nota de avaliação 9,5 por parte dos gestores.

Efetivamente o que mudou no negócio? A incorporação de novas ferramentas na rotina desse gestor, melhoria de resultado de clima nas lojas, melhoria do resultado de vendas de algumas outras unidades também.

Para a parte de produtos, já exploramos um pouco, mas é tudo aquilo que vendemos, está categorizado por fornecedor, então cada fornecedor tem a sua estrutura de treinamento dentro da nossa.

A parte de serviços é muito de como contornar objeções, afinal de contas, ninguém sai de casa para comprar um serviço. Você sai para comprar um IPhone, ou um S7, e quando você chega na loja alguém vai falar para você de um seguro contra roubo e furto qualificado, por exemplo. Então treinamos muito essa parte com os nossos parceiros de seguradoras.

E a parte de técnicas de vendas é a parte onde investimos muito também, que é a questão dos sete passos, seguir o padrão, seguir o nosso POP, porque isso faz a diferença no resultado.

Muito obrigado!

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