Olá, estou aqui com Milena Sichinel, Coordenadora de Aprendizagem e Cultura da FIESC. Nós vamos falar sobre os resultados do programa de desenvolvimento de liderança. Eu sou Wagner Cassimiro, e este é o Espresso3.
Milena, como vocês verificaram os resultados alcançados?
A primeira coisa que olhamos foi o turnover, que começamos a monitorar no início de 2022. Medimos novamente em junho de 2023, após a execução do programa, e superamos a meta esperada de redução.
Sabíamos que isso não estava só relacionado à liderança e podia ter impacto de outras variáveis. Então aplicamos uma pesquisa para verificar o quanto as pessoas se sentiam preparadas para exercer a liderança após a jornada do líder e o quanto evoluíram.
Tivemos 90% das pessoas sentindo que dominam os temas relacionados à FIESC e 95% sentindo evolução na competência de liderança. Também tivemos evoluções em comunicação não violenta e inteligência emocional, mas sabemos que são temas que precisam de trabalho contínuo, especialmente relacionados à saúde mental e segurança psicológica.
Como você adiantou, é um processo contínuo. Quais são as novas ações planejadas ou já em execução?
Estamos lançando um novo formato para o desenvolvimento de lideranças. A jornada do líder nos mostrou a necessidade de olhar para as nuances da liderança. Estamos focando em diferentes níveis, como o líder júnior, o líder com alguns anos de experiência e o líder executivo.
Criamos soluções para cada nível, como um acompanhamento nos primeiros 100 dias para novos líderes, um programa de mentorias para líderes mais experientes e programas in company para lideranças executivas, com foco em competências específicas e cenários globais.
Além desses números, quais foram as evidências qualitativas percebidas?
Deixamos um campo aberto para feedbacks, não só na avaliação final, mas durante toda a jornada, para correções de rota se necessárias. Recebemos feedbacks positivos, com pessoas afirmando que foi o melhor programa de desenvolvimento que já participaram, trazendo clareza para o papel deles na organização e mais respaldo em termos de ferramentas.
Na área de gestão de pessoas, percebemos ganhos significativos, como líderes estimulando metas claras em avaliações de desempenho, proporcionando uma
melhor compreensão do desempenho dos colaboradores. Esses ganhos são evidências de que o programa teve um impacto profundo e positivo na organização.
Muito obrigado, Milena. E isso conclui nossa série de entrevistas sobre o programa de desenvolvimento de liderança na FIESC. Até a próxima.