Olá estou com o Felipe Spinelli, Diretor Superintendente de Ensino do Einstein, para falar sobre os desafios da educação na saúde. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Felipe, tudo bem?
Tudo bom Wagner? Obrigado pelo convite.
Vamos primeiro criar um panorama geral. Quais são os desafios da educação na saúde?
Bem, na área da saúde você tem algumas características que são específicas do setor. Primeiro é um setor com uma atualização constante. Diferente de outros setores que você não tem um conteúdo que se renova anualmente, no setor da saúde é dito que de 5 a 10% do conteúdo da área técnica da saúde se renova ano a ano. Então você precisa que este profissional, anualmente, ou a cada, tantos anos, imagine que em cinco ou dez anos ele vai estar 50 a 100% desatualizado dependendo do tema dele. Então você tem uma característica que é de fato uma atualização constante e necessária para o dia-a-dia do trabalho.
Uma outra característica é uma diversidade muito grande de temas. Você quando fala de áreas de gestão, você quando fala marketing, finanças, você com alguns temas você cobre as áreas. A área de saúde é muito extensa. Para você ter uma ideia, só em pós-graduação nós temos 90 títulos. Você tem Terapia Intensiva, Pediatria, curso para enfermagem, curso para o médico, então isso se ramifica por toda a área, por todo o setor da saúde, é uma prateleira muito extensa.
Por último talvez eu ressaltasse a importância do treinamento na prática diária. É uma área que o setor é um serviço, um serviço onde ele está aplicando ou atuando direto em um ser humano, então ele estar treinado, estar habilitado, com as condições corretas para fazer um procedimento, por exemplo, correto, é às vezes até vital para que o procedimento possa acontecer.
Se pegarmos um assunto que abordamos muito, por exemplo, medicação, saber fazer um cálculo de medicação, aplicar um medicamento, você tem que estar sempre treinando, praticando, atuando para quando você tiver uma necessidade, e esta necessidade pode acontecer em um plantão de madrugada com uma criança, aquilo tem que dar certo. Você na hora não pode postergar, deixar para depois. Você tem uma série de situações no setor de saúde que tornam a capacitação, ou conhecimento, a prática muito importante no setor.
Legal Felipe. Diante deste cenário, como a Educação Corporativa do Einstein se posiciona?
Bem, primeiro o Einstein, a instituição considera o treinamento corporativo como um dos pilares principais para sua excelência. Isto é muito importante para que a instituição inteira veja o treinamento assim. É entendido por todos a importância do treinamento nesta prática e nesta busca pela excelência.
Temos primeiro uma grande abertura para o treinamento. Isto acontece na área da saúde por exemplo, dentro do 70:20:10, o treinamento on-the-job, o ensino lateral, ele é muito forte e muito presente na área, isto está muito presente também na cultura institucional, na cultura do Einstein.
Um funcionário que está chegando ele recebe muito este apoio dos colegas, esta ajuda do hands-on e tem todo um programa muito extenso de treinamento formal, vamos dizer assim. Então aqui, para você ter uma ideia, nós temos 1.600 temas de treinamento, destes 1.600, mais ou menos 1.200 temas presenciais, 400 temas a distância e o que fizemos ao longo do tempo foi organizar estes treinamentos em trilhas de treinamento. Então, você hoje tem para todos os níveis, que também é muito extenso, para você ter uma ideia nós temos 1.000 descrições de cargo com níveis diferentes na instituição.
Hoje, principalmente para os principais, se pegarmos enfermagem, os médicos, você tem trilhas bem detalhadas, tanto institucionais, mas quando sobem para o nível do cargo, bem detalhadas, que vão ajudá-lo a ser conduzido por este universo de conteúdos e de temas.
Então, a forma que a gente vem organizando estas trilhas, para que justamente o funcionário consiga navegar por este universo de conteúdos, tem sido um desafio muito grande e tem tido uma resposta ótima da assistência que é como chamamos o hospital todo.
Legal. Muito obrigado. E não perca a continuidade desta entrevista na qual aprofundaremos outros temas aqui do Ensino do Einstein.