Olá, voltamos ao ICKM 2023 e agora estou aqui com Cynthia Watanabe, ela é Gerente Executiva de ESG da C&A. Vamos falar sobre inovação e sustentabilidade. Eu sou Wagner Cassimiro, da Espresso 3. Tudo bem?
Olá, tudo bem. Boa tarde, obrigada pelo convite, um prazer estar aqui com vocês hoje. Legal. Vamos começar pelo básico: qual é a relação entre inovação e sustentabilidade?
Pois é, boa pergunta. A sustentabilidade e a inovação andam em conjunto. Eu costumo dizer que a inovação vem para nos questionar sobre como fazer diferente, ser criativo e pensar em novas fontes de matérias-primas, novas formas de produzir um determinado bem ou serviço. A sustentabilidade traz o direcionamento e a ética, então para onde precisamos olhar, de que forma precisamos fazer e pensar para ter um produto mais sustentável. Esses dois temas caminham juntos.
Agora, vamos trazer isso para o seu universo da moda e do varejo. Como isso é aplicado dentro da C&A?
Vamos lá, temos um olhar amplo para o tema. Quando pensamos em um produto que vamos oferecer ao cliente, estamos pensando desde a matéria-prima até a comunicação e a oferta. Na sustentabilidade, olhamos para a cadeia como um todo. Vou trazer alguns exemplos de como aplicamos tecnologia e sustentabilidade na matéria-prima. Hoje, utilizamos poliéster, que é de origem fóssil, e sabemos o quanto é poluente. Então, temos muita tecnologia e inovação aplicada em como ter outros tipos de matérias-primas, vindas da celulose ou fibras naturais, com as mesmas características de caimento e conforto, mas de origem mais sustentável. Usamos matérias-primas recicladas. Por exemplo, uma peça jeans descartada pode ser reintegrada à cadeia, desfibrada, transformada em novo fio, tecido e matéria-prima reciclada, reduzindo o impacto ambiental e as emissões.
Na etapa de produção, o setor têxtil é um dos mais poluentes. Por exemplo, o algodão é branco, para chegar a uma cor específica, ele é lavado, tingido e secado, consumindo muita água, energia e produtos químicos. Trabalhamos em trazer moda e estilo com impacto positivo, usando tecnologia de tingimento a laser e eficiência hídrica. Temos peças jeans feitas com 65% menos água no processo de lavagem, incentivando nossos fornecedores a usarem produtos químicos menos nocivos.
Na distribuição ao cliente, usamos machine learning e inteligência artificial para distribuir e alocar produtos nas lojas certas para o cliente adequado, sem excesso de produtos. Buscamos entender o desejo do cliente nas nossas lojas para uma distribuição mais assertiva, usando muita tecnologia.
E como o cliente percebe esse benefício e se engaja na sustentabilidade?
Ele veste essa causa. Temos uma bandeira forte chamada “Vista a Mudança”. Tentamos transmitir ao cliente toda essa proposta de valor. Se ele tem uma experiência positiva na nossa loja, encontrando o produto desejado, ele também perceberá que é sustentável. Quando o cliente encontra um produto desejável e sustentável, a experiência é positiva. Costumamos dizer que o cliente pode não perceber a tecnologia, mas ela está embutida na experiência. Fazemos de tudo para que ele tenha a melhor jornada em nossas lojas, com muita tecnologia e sustentabilidade, suportando tudo isso.
Muito obrigado.
E para você que acompanha o ICKM, aguardem as novas publicações. Até mais.