Olá estou aqui com a Liliane, da LATAM Airlines Brasil, para falar sobre harmonização das áreas de Educação Corporativa. Eu sou Wagner Cassimiro e esse é o Espresso3.
Liliane, vamos focar agora na parte de Educação Corporativa. Como tem sido esta harmonização de duas áreas (TAM e LAN) de Educação Corporativa?
Eu diria que este é o nosso grande desafio do momento quando penso em recursos humanos. Estamos agora no momento de unificação do sistema, que sempre é uma coisa importante, inclusive porque hoje temos áreas de treinamentos e de educação que não estão centralizadas, estão em diversas áreas. Nosso desafio é maior, pois além de estarmos em diversos países estamos em diversas áreas. Precisamos de um sistema único de gestão.
Na questão conceitual, do que estamos construindo, temos o desafio do que será unificado e central para toda a LATAM e o que é necessário para cumprir com as exigências locais, pois somos uma área que tem muitas regulamentações e elas são locais. Conseguirmos o equilíbrio entre estas duas coisas tem sido mais intenso.
Temos muitas premissas, independente de quais sejam as decisões tomadas. Uma delas é que partimos sempre do princípio do cliente final. Esta questão do nosso novo propósito, de que cuidamos para que o sonho chegue ao seu destino, temos o cliente como centro das nossas decisões. Qualquer coisa que façamos deve partir da perspectiva do que esperamos entregar de valor para o cliente. A partir disto que já temos claro, tudo que nós temos que fazer para que este resultado aconteça e a parte de educação, para mim, é o coração disto. É a forma, eu falo, cada vez que temos uma contingência, ou algum tipo de insatisfação pode ser pois a pessoa não tinha o conhecimento correto de como seria a melhor forma de atuar naquela situação. A parte de educação tem um papel fundamental nisto. Educação é uma parte feita por uma área de treinamento, mas um processo que você faça e que tem toda uma cadeia responsável para que isto aconteça. Temos a oportunidade de orquestrar tudo isto. Cada momento que estejamos com nossos colaboradores ou com os nossos líderes seja um momento de transformação.
Temos revisado o clássico, das escolas, qual a grade curricular destas, como fazemos a medição de transferência, que é como vemos o resultado de verdade na ponta e como conseguimos fazer com que todas as exigências sejam cumpridas neste processo. Temos um grupo grande de pessoas trabalhando nisto, mas o end-state está em construção.
Quais recomendações, agora pensando em lições aprendidas, você passaria para uma organização que fosse fazer um processo de associação e olhasse mais especificamente na área de educação?
O mais importante é não se apaixonar pelo conteúdo. É nos apaixonarmos pelo impacto no cliente. Isto tem sido um exercício importante. Uma mudança de mindset, ainda mais quando somos de educação, ou qualquer uma das áreas, nos apaixonamos pelo conceito, pela metodologia, mas temos que fazer tudo isto a serviço de algo que temos que garantir esta efetividade. Para mim tem sido uma descoberta. Como conseguimos medir este impacto? Como conseguimos garantir a experiência que o cliente está tendo?
Muito obrigado!