Série LATAM I 5 de 6 I Harmonização dos processos de RH

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Olá estou aqui com a Liliane Cammarano, da LATAM Airlines Brasil, para falar sobre harmonização dos processos de RH. Eu sou Wagner Cassimiro e esse é o Espresso3.

Liliane, você poderia me descrever como foi a harmonização dos processos de RH?

Sabemos que os processos de associação, de integração de processos não é muito fácil. Primeiro porque tem uma primeira etapa, que é nos conhecermos, nos entendermos, compreendermos cada uma das realidades, bastante de cultura e de história do porquê dos processos serem o que são. E então, a definição do que é o melhor para a empresa.

Esta foi uma frente que desde o primeiro momento começou a ser trabalhada, pois sabemos que é muito importante para você fazer transformação. Uma das primeiras coisas que fizemos foi a unificação da avaliação de desempenho, de definirmos quais seriam as competências desta nova empresa e adequar os principais processos que fazem com que a conversa já fique sendo única. Unificamos a avaliação de desempenho, o processo de fixação de metas, o processo de Nine Box, do que é talento para nós, como fazemos esta gestão de talentos. Estas foram as primeiras iniciativas importantes, a outra foi como fazer a gestão do clima organizacional para que as métricas fossem as mesmas e que conseguíssemos trabalhar as diferenças em cima das mesmas métricas.

Sempre houve a discussão do que é mais aderente, pois nisto o Brasil é 50% do tamanho da LATAM, então qualquer decisão que seja tomada tem que fazer sentido e que dê certo aqui também. Um pouco do que eu tinha falado, que não é um modelo que vem e você só tem que adequar, não! Tem as melhores ferramentas, as melhores metodologias e aí como fazemos para que as adaptações aconteçam em todos os países e não específico daqui.

Tem sido um aprendizado. Agora por exemplo fizemos a unificação de todos os canais de comunicação, mesmo você tendo as especificidades de cada país, ou de cada público, temos uma linha mestre e algumas coisas que são como o tronco para que possamos dar esta percepção a todos de que estamos em uma empresa única.

Quais os resultados alcançados?

O principal deles é que independentemente de com quem você está falando e de onde você está falando, falamos a mesma coisa. Falo da avaliação de desempenho, pois é uma das mais importantes nisso, é um momento onde você tem feedback, o que está legal e o que não está e como é o seu plano de desenvolvimento. Você saber que todos estão, no mesmo momento, fazendo a mesma coisa, sob os mesmos critérios. Quando você pergunta “Como você foi, qual seu plano de desenvolvimento?”, todos conseguem identificar que é a mesma coisa e isto é muito importante. Você vai fazendo com que os líderes tenham critérios parecidos e sabemos que isto é um desafio independente de um processo de associação ou não, mas já vemos nisto um avanço muito importante na forma de gestão.

Muito obrigado!

LATAM-5-011

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