Série Leroy Merlin |1 de 6| – Estrutura da universidade corporativa

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Olá! Estou aqui com Weber Niza, Diretor de Recursos Humanos da Leroy Merlin, para falar sobre a estrutura da universidade corporativa. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Weber, como está organizada a universidade corporativa da Leroy?

Bom, na Leroy Merlin nós temos a universidade corporativa há um ano e meio, onde nós fizemos a transformação de um departamento mais clássico de treinamento para essa nova estrutura da universidade corporativa.

A nossa universidade corporativa tem dois grandes blocos. O primeiro bloco bastante dedicado a toda a parte de cultura, desenvolvimento organizacional e educação. São três núcleos, o núcleo de desenvolvimento humano, responsável pelas job descriptions, responsável pelas competências, responsável pelo processo de avaliação da empresa. Um núcleo de educação, responsável por elevar o nível educacional de todas as equipes. E o núcleo de cultura, que cuida de toda a nossa cultura organizacional. Esse é uma primeira grande parte.

Uma segunda parte está bastante voltada às formações, aos treinamentos que nós temos. Então, temos diversas academias: Academia de Produto, Academia de Satisfação e Venda, Academia de Operação e Academia de Liderança. E essas academias são responsáveis por construir os programas de formação e as trilhas de formação e desenvolver todo o conteúdo e declinação desse treinamento para 100% dos nossos quase 10 mil colaboradores hoje.

Você poderia me falar um pouco da composição desse time e dessas competências?

Sim, isso é bastante interessante na Leroy, que eu percebo que é um pouco diferente na nossa empresa. Hoje o nosso time da universidade corporativa é um time misto entre colaboradores e profissionais muito competentes da área de aprendizagem, da área de learning, então são pessoas que já vivenciaram outras universidades corporativas, são pessoas que já vivenciaram outras experiências de treinamento e são desse ramo, e uma outra parte da equipe é uma equipe com muita experiência em operação. Então, são ex-diretores de loja, ex-gerentes comerciais, que, como dizia Nelson Rodrigues: “Sabem da vida como ela é”.

E esse fator blended da equipe traz uma diferença enorme na construção dos programas e na execução desses programas, porque traz uma coerência com o dia a dia superinteressante, porque os nossos produtos, os produtos da universidade corporativa, falam com a operação, conversam com o dia a dia das pessoas, não é uma coisa descolada do dia a dia.

Então as pessoas que tem conhecimento de operação bebem do conhecimento de aprendizagem e as pessoas que tem o conhecimento de aprendizagem bebem da fonte de operação. Então, essa equipe trabalha junta, em conexão, em sinergia e isso eu acho que é uma das coisas que nos diferenciam.

Ok, muito obrigado.

De nada, obrigado.

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