Olá, estou aqui com Igor Ferreira, da McDonald’s University, para falar sobre aprendizagem on-the-job. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Igor, como funciona a aprendizagem informal nos restaurantes?
Hoje para nós no McDonald’s isso tem sido um grande desafio. O McDonald’s é reconhecido no mercado pela sua estrutura, pelos seus processos de treinamentos, tanto on-the-job, quanto em sala de aula, nos restaurantes e na universidade, e transformar essa abordagem de treinamentos on-the-job, ou seja, informal, que acontece lá no restaurante de uma maneira mais estruturada, tem sido para nós um grande desafio desde o topo da organização até os restaurantes.
Nós temos feito isso hoje traduzindo um pouco, transformando um pouco essa abordagem que antes era feita em listas de verificações, em marcações em caneta no papel, feita nesse material mais tradicional de treinamento, e hoje esses treinamentos temos migrado isso para uma plataforma de aprendizagem, aonde o funcionário pode acessar esses materiais, seja por intermédio de um “QR code”, seja por intermédio de baixar esses conteúdos atualizados online, sejam vídeos, sejam atualizações processuais, e utilizar isso como ferramenta para colocar em prática no seu dia a dia.
Se antes existia uma dependência do iniciante, do funcionário que estava começando na empresa com o treinador, com o gerente do restaurante, isso hoje minimizou, ou seja, ele como indivíduo pode acessar essa plataforma e acessar esses vídeos e praticar muito disso que nós hoje temos colocado como disponível para ele poder executar suas atividades.
Um ponto importante que eu também acho que é válido reforçarmos é que esse on-the-job dentro da organização geram horas e horas de treinamento hoje que até então estavam na informalidade, entre aspas, isso obviamente, mas que nós hoje estamos estruturando isso e garantindo que o funcionário possa ter uma visibilidade do seu caminho de aprendizagem, ou seja, de que maneira ele está evoluindo, como ele está crescendo com essas atividades, esses treinamentos que ele faz no restaurante, e também dar uma visibilidade para nós, gestores de aprendizagem, ou para o próprio líder da divisão em como está sendo o desenvolvimento da organização e dos restaurantes pelo qual ele é responsável.
E para uma organização que está começando a aplicar esses conceitos, quais os segredos que você gostaria de compartilhar?
Eu acredito que o principal é disciplina obviamente processual que é necessária ter para garantir que isso aconteça de uma maneira efetiva nos restaurantes, então esse, no nosso caso nos restaurantes, mas pode ser em outro cenário também. Ter um processo muito bem desenhado e facilitar esse processo depois levando isso para o restaurante e nesse restaurante, ou nesse segmento de negócio, isso estar facilitado com uma abordagem onde permita o aluno, o funcionário participar do processo de aprendizagem, facilita bastante a absorção do conhecimento.
Muito obrigado.
Obrigado você.