Série RIW 2024 |2 de 8| Visão geral dos temas do Palco EduTech

Compartilhe!

Olá, pessoal! Estamos aqui no Rio Innovation Week de 2024, e a minha próxima convidada é a Gisele Lopes. Ela é a curadora aqui do Palco EduTech e nós vamos falar um pouco sobre os temas discutidos e o que é tendência aqui no Palco EduTech. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso 3. 

Pode me contar um pouquinho da composição de palestrantes e das temáticas do Palco EduTech deste ano?

A gente está num espaço de tecnologia e inovação, e trazemos para o Palco EduTech as inovações, o que há de tendências tecnológicas, né? Então, a gente vai pensando no que é importante na formação desse público. Este ano, tivemos uma variedade de temas, percebendo que é necessário trazer as discussões do ESG, né? Dentro das ONGs e de outras instituições não governamentais também trouxemos muito esse tema para a nossa área, a cultura, que é muito importante, e entrelaçar cultura com educação e tecnologia foi um grande mote este ano.

Você foi curadora do Rio Innovation Week de 2023 e, se tudo der certo, também vai ser em 2025. Bem, em dois pontos a gente monta uma reta, né? Então, o que você espera fazendo aí um contraponto dessas duas edições em relação à próxima, ou seja, o que está por vir?

É uma ótima pergunta. O que eu percebi nesses dois anos é que é super importante falar das tendências da tecnologia, da inteligência artificial, né? As pessoas vêm muito atrás desse conteúdo, mas o que também tem atraído muito as pessoas é falar do ser humano, né? Dessa pessoa que está à frente, né, da tecnologia. Agora mesmo, estamos tendo aqui uma palestra que fala sobre potência emocional. Eu trouxe palestras que falavam sobre o autismo no mundo corporativo. Então, esses temas foram muito caros para a nossa audiência. É sempre importante aliar toda a tecnologia e inovação, mas pensar nesse ser humano que está sendo atingido por tudo isso. Acho que esse é o grande desafio que temos ao pensar essa programação, fazer esse equilíbrio, porque há um grande interesse por trás disso também.

Muito bom, precisamos ser modernos, mas não podemos perder nossa característica humana, certo?

Isso é muito importante. Eu fico muito feliz que as pessoas têm essa sede de conhecimento. Sabemos da importância da tecnologia na vida das pessoas. Ouvimos várias conferências que falavam sobre isso, até para o mundo corporativo, para se candidatar a empregos e tudo mais. Quanto mais conhecimento você tem, mais você está à frente. Mas vemos que precisamos olhar para nós mesmos, para o ser humano, suas características, suas necessidades dentro de tudo isso, essa acolhida. Acho isso muito importante.

E aí, eu vou complementar. Eu percebi que temos um público diverso. Recebemos jovens, adultos, pessoas maduras também, todos muito ávidos por esse conhecimento de todas essas temáticas que foram trazidas. As pessoas já vêm com a programação pensada, vêm para o evento querendo aprender, e isso eu acho fantástico. Eu, como educador, fico muito feliz em saber que as pessoas estão atrás, em busca de muito conhecimento dentro de um evento tão grande, tão diverso, com tantas temáticas também envolvidas.

Muito obrigado, então, Gisele.

Imagina. Quero você aqui ano que vem.

Então, gente, aguardem novas entrevistas diretamente aqui do Rio de Janeiro. Até mais!

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *