Série RIW 2024 |4 de 8| Criatividade e inteligência artificial

Compartilhe!

Olá, pessoal! Voltamos diretamente do Rio de Janeiro ao Rio Innovation Week, e o meu próximo convidado é o Adriano Ribeiro, especialista em criatividade, e nós vamos falar um pouquinho sobre a relação entre criatividade e inteligência artificial. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso 3. 

Qual é a relação entre inteligência artificial e a criatividade?

Olha, Wagner, eu acredito, cara, que elas são integrativas, né? A inteligência artificial vem trazer a memorização para as pessoas, então, ela fornece respostas certas, as melhores respostas, mas com base em memórias, né? Algo que já foi pré-imputado, né? E a criatividade vem no sentido de trazer aquilo que é o novo, aquilo que é o incerto, aquilo que é o improvável. Então, do ponto de vista da inteligência artificial, ela traz a memorização, e a criatividade vem trazer a imaginação, aquilo no qual a máquina ainda não estava prevendo. Então, na verdade, elas se complementam, elas são importantes. A inteligência artificial vem trazer respostas, e a criatividade vem explorar as melhores perguntas. Então, acredito que ambos são importantes no contexto atual em que precisamos justamente de melhores respostas.

Como você bem falou, essa memória da inteligência artificial é toda baseada no que já passou, no que já vivemos, e a criatividade às vezes nos leva a romper e criar algo novo. Dentro disso, quando uma pessoa está ali conversando com uma inteligência artificial, muitos acreditam e já vão incorporando nela. O que você recomenda para que esse processo seja um pouco mais completo, crítico e criativo ao mesmo tempo?

Wagner, boa pergunta. Eu acho o seguinte: é necessário dar o passo zero, né? Existe uma frase que eu gosto bastante que diz o seguinte: “É necessário perder a inteligência das coisas para vê-las”, ou seja, perder a inteligência daquilo ali para você realmente ver, dar o passo zero, explorar novas perguntas. Na verdade, uma inteligência regenerativa prevê um relacionamento. Então, ela conta também com a sua imaginação para trazer as melhores respostas. Então, é um pouco disso. Eu acho que a criatividade é muito complementar a essa tecnologia maravilhosa que está democraticamente aí, sendo acessível para todo mundo.

Então, você acredita, em resumo, que realmente é uma inteligência híbrida que precisa ser melhor combinada?

Exatamente. É sobre combinar inteligência artificial e criatividade.

Muito obrigado. Vocês acompanhem a gente, aguardem mais entrevistas. Até mais!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *