Olá! Estou aqui com o professor João Arthur para falar sobre a rede de universidades e academias da segurança pública. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Professor, o que é essa rede de academias e universidades da segurança pública?
Essa rede teve o seu ponto inicial dois anos atrás, quando as academias começaram a trabalhar com universidade corporativa um pouco mais intensivamente e criaram as suas universidades. Até então eram centros de treinamento. Com a criação dessas universidades eles começaram a perceber a necessidade de ter uma estrutura mais adequada. E a universidade é uma estrutura que está aqui do lado então isso foi um caminho natural. Esse contato foi crescendo nós começamos a trabalhar no sentido de fazer uma rede de aprendizagem, ou seja, a segurança publica como foco principal e não exatamente a individualidade como aspecto fundamental, mantendo as individualidades de cada academia, mas trabalhando em conjunto para uma rede de segurança e foi nesse caminho que começou a surgir a rede da universidade das academias.
Qual é o papel da UFSC neste processo?
A UFSC tem um papel muito importante nesta rede, que é exatamente ser o ponto externo agregador, ou seja, é o externo que colabora, que tenta trazer para dentro desta rede os aspectos de pesquisa focalizada, ou seja, não querendo fazer o papel da segurança pública, mas fazer com que a segurança pública realmente cresça e que nós consigamos fazer centros de inteligência de gestão mais adequada, que a aprendizagem seja mais colaborativa, trocas de informação, sabemos que trocar informações é uma coisa complicada, não exatamente por não querer, mas pelos sistemas que temos, nós temos falta de sistemas, e transformar em estudo e pesquisa aquilo que precisamos resolver. Por isso que as universidades das academias, essa universidade corporativa em rede, tem um foco principal de conseguir trabalhar em conjunto para melhorar a segurança pública.
Você poderia me citar um exemplo de uma ação bem-sucedida que aconteceu na rede?
Claro que seria melhor eles contarem essa história, mas quando nós reunimos as academias nós percebemos um comentando com o outro o papel fundamental que teve, aquele treinamento que eu não estava conseguindo executar facilmente, ou até mesmo a formatura que tinha 500 ou mais pessoas não tinha um local adequado e aí uma ajudou a outra e conseguiram fazer. Esse papel que antes era muito informal começou a virar uma prática, e isso é fundamental e extremamente importante. Ver a prática da aprendizagem em rede sendo colocada em ação. E amanhã o evento vai ser o foco, o ponto inicial da percepção desta importância, esta é a nossa missão de amanha para deixar claro a importância do trabalho em rede.
Muito Obrigado!