Olá, estou aqui com a Sandra Stacioni Saito, Consultora de treinamento da Universidade Corporativa do Bradesco, a UniBrad, para falar sobre o programa de voluntariado. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Sandra, por que uma organização deveria investir em um programa de voluntariado?
Wagner, abrindo um pouco o escopo dessa conversa, poderíamos entrar com a seguinte pergunta: por que uma instituição deveria investir em sustentabilidade? Nós aqui no Bradesco atribuímos esse tema do voluntariado especialmente a uma estratégia de sustentabilidade e buscamos realmente essa discussão, porque uma empresa deve investir em questões, talvez tão atípicas para o mercado financeiro.
Sustentabilidade vai muito na linha de nós termos uma licença social para operar, voluntariado é parte dessa discussão aqui dentro e isso gera frutos muito positivos seja para nós, seja para o outro. Isso legitima a nossa discussão de sustentabilidade e legitima obviamente nossa discussão também de voluntariado.
O voluntariado é uma ação bastante importante para nós. Temos um programa bem estruturado focado em voluntariado e é um programa que agrega valor, agrega valor para nós e para fora do Bradesco. E, os benefícios são assim inestimáveis, são benefícios muito relevantes para a empresa. Podemos fazer uma associação muito forte, muito íntima de voluntariado com as nossas competências empresarias. Acho que isso é um ganho importante que podemos mencionar. O voluntariado tem se prestado a uma ótima ferramenta para que possamos capacitar pessoas, para que possamos de fato desenvolver essas pessoas para questão da empresa. São coisas bem correlatas.
E quais são as ações do Bradesco atualmente?
O Bradesco tem várias ações. Nós temos um programa de voluntariado como eu falei bastante estruturado com mensuração de resultados, com monitoramento e com ações dentro do nosso calendário, ações já pré-estabelecidas. Desde 2007, existe esse programa. Nós temos mais de 15 mil voluntários inscritos no nosso portal. Então, o Bradesco faz uso desse tema como algo muito estratégico para a organização, agrega valor à empresa como eu falei e aos stakeholders como um todo e nós temos as mais variadas ações, nós temos ações que vêm da iniciativa das pessoas na sua esfera privada, identificam quais são os seus temas mais relevantes e ali angariam pessoas e recursos não financeiros para que alavanquem os seus projetos e nós temos também algumas ações que o Bradesco propõe, muito atreladas a sua própria estratégia. Então, nós temos o “Voluntariado Mais”, por exemplo, que envolve uma capacitação forte desse funcionário, nós falamos de educação financeira também, como um exemplo. Então, são coisas muito atreladas a nossa estratégia e são coisas assim bastante grandes que temos um número bastante grande de pessoas conosco neste projeto.
E quais são os resultados para os indivíduos que participam?
Olha, também são grandes. Acreditamos que são transformadores. Percebemos que pessoas que são voluntárias são pessoas muito mais críticas, muito mais empreendedoras, conseguem de fato entender a liderança, conseguem ser lideres também com alguma facilidade porque acabam angariando suas causas, defendendo suas causas, angariando pessoas para elas. Então os ganhos são gigantes assim, são ganhos especialmente em competências que toda empresa de fato precisa ter e precisa de alguma forma desenvolver. Então, é um ganha-ganha, não é clichê é um ganha-ganha de fato para o Bradesco, para a sociedade e para todo mundo que se envolve.
Muito obrigado.
Obrigada!