Série Unindústria | 2 de 5 | Estratégia e organização da Unindústria

Compartilhe!

Olá estou aqui com o Marcio Guerra da Unindústria para falar sobre estratégia e organização da Unindústria. Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Marcio, vamos primeiro falar da estrutura. Como está organizada a Unindústria?

Bom, a universidade corporativa SESI / SENAI, a Unindústria, está vinculada diretamente à diretoria de educação e tecnologia. Ela está distribuída em dois núcleos principais. Seria o núcleo de Educação Corporativa que trata do desenvolvimento, da compreensão da demanda e o desenho da solução de educação corporativa junto às áreas de negócio e uma área que está apoiando o processo de gestão, que é uma das vertentes que faz parte da nossa estratégia de agregação de valor ao negócio, ou seja, o acompanhamento sistemático do processo de aprendizagem, seja ele por meio da plataforma de Educação a distância, seja da forma presencial.

Ela cuida da operação, da implementação, se as pessoas estão usando?

O nível de engajamento, a compreensão do público alvo, dessa diversidade de público, porque nós estamos falando de 70 mil colaboradores que estão distribuídos nos 27 estados em 2200 unidades e que têm maneiras diferentes de promover o seu autodesenvolvimento, então coordenar esta ação de forma a aprender continuamente e adaptar os nossos produtos para que sejam cada vez mais aderentes à realidade deste público que tem vários desafios com uma carga de trabalho bastante ampla nesses regionais.

Em relação ao SESI / SENAI, qual é o grau de independência ou autonomia que você tem destas outras unidades?

Bom, nós temos duas grandes vertentes. Nós atendemos, identificamos dentro dos grandes direcionadores estratégicos de SESI / SENAI, um planejamento mais de curto e médio prazo, de cinco anos, fazemos uma identificação quais seriam as vertentes de educação corporativa estratégicas para o cumprimento daqueles desafios. E um segundo que é uma vertente mais propositiva, de uma leitura deste contexto, conhecendo o negócio de SESI / SENAI, estando próximo deste processo de atuação junto à indústria onde surgem uma série de proposições, de cursos livres para o desenvolvimento de algumas competências, sobretudo soft-skills, seminários, ou até mesmo cursos presenciais 1que venham a desenvolver as competências necessárias para o cumprimento dos desafios estratégicos.

Ou seja, tem estratégias tanto que atendem quanto que propõem novas ações?

É. Esse é fator importante para a construção de uma visão mais ampla e estratégica de médio e longo prazo que ocorre esse ambiente favorável a gente consegue trabalhar bem estas proposições e tem tido sucesso e reconhecimento por parte das áreas de negócio, que é quem de fato vai usar essas competências para o atendimento à indústria.

Legal. E você poderia falar um pouquinho mais de estratégias e ações em andamento?

Sim. Atualmente neste momento nós temos 35 cursos online com quase 10 mil professores, técnicos e docentes. Estes cursos vão desde uma questão pedagógica, da questão tecnológica e também de trilhas que focam no desenvolvimento de competências para o atendimento à indústria, que nós estamos chamando de trilhas de mercado, aonde você sensibiliza a necessidade e a demanda e a abordagem consultiva para poder tocar naquilo que é crucial para a indústria, que é a competitividade e a produtividade.

Muito obrigado!

guerra-02-01-01

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *