Série Vale I 3/6 I Engajamento de líderes na comunidade de prática

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Olá, estou aqui com a Tatiana Matos, gerente de carreira & sucessão e desenvolvimento da liderança da Vale, para falar sobre engajamento e suporte para as comunidades de prática. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3!

Tatiana, o que vocês têm feito para conseguir a participação e o engajamento das pessoas na atuação na comunidade?

O ponto mais importante é a conexão dos temas que trabalhamos na comunidade com o dia a dia do líder. Na comunidade de líderes temos uma priorização de temáticas em função do que está mais presente na rotina da liderança. Por exemplo, se eles estão vivenciando um processo de carreira e sucessão, aproveitamos para trabalhar um ciclo dentro da comunidade que ajude-o a vivenciar e a resolver os problemas, a se preparar melhor para isso. A conexão é essencial para que o líder perceba a comunidade como um ambiente onde ele vai encontrar soluções para suas questões diárias e, portanto, ele retorne à comunidade, compartilhe com o outro a sua experiência. Eles voltam por conta disto.

Interessante! E como a área de educação dá o suporte para que a comunidade continue os trabalhos?

A área de educação corporativa é que dinamiza e sustenta este ambiente. Nós fazemos o planejamento dos ciclos e das atividades entendendo os objetivos organizacionais e o contexto da companhia e com esta atuação muito conectada, não só com a área corporativa de educação, mas com o RH que está no dia a dia, o business partner na ponta percebendo as necessidades deste líder. É um papel muito importante, mas deve ser complementado pela figura do líder e por uma atuação cada vez mais proativa dele, afinal a comunidade de líderes é dos líderes e não do RH, nosso papel é de apoio, de captura, de conexão com a organização, mas é um ambiente que cada vez mais deve ser apropriado e o líder deve discutir ali temas que sejam relevantes para eles.

Você poderia dar alguns exemplos de mensagens de altos líderes aqui da organização que usaram este meio para gerar aprendizagem e desenvolvimento?

Certamente. Ontem tivemos, por exemplo, um chat, uma conversa em que nosso consultor geral, diretor de integridade corporativa, teve a oportunidade de falar para um grupo de mais de 450 líderes que se conectaram. Foi uma hora e meia de chat em que ele falou um pouco sobre nossa política anticorrupção, sobre nossas práticas de ética, sobre como a Vale atua e os líderes puderam esclarecer dúvidas, trazer exemplos, trocar, fizeram várias perguntas. Foi um chat bastante intenso de troca e de aprendizado para a liderança. Isto é um modelo bastante recorrente e que é rápido, dinâmico e eficiente. Responde o que o líder quer saber de uma forma bastante objetiva e alinhada ao que a organização tem como prioridade.

Dinâmica e facilmente registrável, né?

E sem custo, hoje fazemos toda a gestão da comunidade. É um SharePoint, uma plataforma muito simples que a a Vale já possuía, não temos um fornecedor externo para prover, é a própria equipe que faz a sustentação e que organiza, logo o custo é baixíssimo e com uma efetividade, velocidade bastante grande, chegando a 3.200 líderes no Brasil e Moçambique.

Parabéns e muito obrigado!

Vale 03-01

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