De quem é a universidade corporativa?

Compartilhe!


Quem é o dono do sistema de educação corporativa da sua organização? Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Saber quem é o responsável pela sua universidade corporativa pode levar a uma profunda reflexão sobre como o sistema é conduzido e qual é a percepção que a organização e os seus colaboradores possuem dela.

Basicamente, há três “donos” possíveis. O primeiro deles – e o mais comum -, é que a universidade corporativa é do “RH”. Neste caso, é provável que as decisões e os processos estejam centralizados na área de pessoas. Também, o desenvolvimento de treinamentos ocorre a partir de uma visão reativa de atendimento de demandas e lacunas de clientes internos e indivíduos.

Caso sua resposta seja esta, é válido refletir se sua organização tem mesmo uma universidade corporativa, ou se trata de uma nova roupagem para um sistema de treinamento e desenvolvimento mais tradicional.

O segundo dono possível é a organização. Neste caso há um alinhamento ideal com a própria definição do que é educação corporativa e uma atuação mais ativa da liderança no direcionamento das ações do sistema para atender as demandas do negócio de forma proativa e efetiva.

Para que isso aconteça uma governança participativa é essencial, reconhecendo e envolvendo lideranças e especialistas em diversos assuntos. A área de pessoas deve promover estas parcerias e atuar como animadora do processo e detentor da expertise de design para suportar a formatação das soluções de aprendizagem.

O terceiro dono são os colaboradores. Neste caso, a responsabilidade pelo desenvolvimento extrapola o gap das áreas e as demandas formais do negócio. O protagonismo na aprendizagem dos indivíduos e o compartilhamento de conhecimento tornam-se os diferenciais competitivos para aumentar a agilidade de adaptação e inovação da organização em um ambiente instável e de mudanças.

Cabe à área de pessoas a mobilização, a promoção dos meios e o empoderamento dos indivíduos no direcionamento do que vão aprender, fortalecendo uma cultura de aprendizagem constante.

Após conhecer os três possíveis donos, talvez você tenha identificado seu sistema mais próximo de um do que de outro. Saiba que não existe opção errada, existe sim aquela que mais se adapta à dinâmica do seu negócio e à cultura da sua organização. Além disso, adicionamos que a combinação delas de forma integradora é possível e muito bem-vinda. Sim, a universidade corporativa pode ser de todos!

É dos colaboradores para incentivar o protagonismo na aprendizagem, é dos executivos para alinhar as ações de desenvolvimento às estratégias do negócio e é da área de pessoas também, caso contrário não teria quem nutrisse as melhores práticas de aprendizagem e mobilizasse as ações para acontecerem.

Reflita sobre quem é o atual dono do seu sistema de educação corporativa e pense em como corresponsabilizar novos atores para ampliar os resultados obtidos por meio da aprendizagem! 

Interessado em aprimorar seu sistema de educação corporativa, então não deixe de assinar o Canal Espresso3. Lá você encontrará outros conteúdos que o farão a pensar mais sobre este tema. Até mais!

Resumo da videoaula sobre De quem é a universidade corporativa

   

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *