As 5 tendências em educação corporativa 

Compartilhe!


Olá! Estou aqui com a Angelica Kanô, especialista em educação corporativa do Senac São Paulo, e nós vamos falar sobre algumas tendências da nossa área. Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

Tudo bem, Angelica? 

Tudo bom, Wagner! 

Bem, tem muita coisa acontecendo na nossa área. Quais são as principais tendências que você tem acompanhado? 

Bom, as principais tendências que podemos falar estão muito relacionadas entre si. Hoje vou falar sobre cinco delas: temos o user experience, o learning experience que se relacionam muito entre si, o mobile learning, o microlearning, ações gamificadas e o big data. 

E como elas estão se relacionando? 

Para a educação corporativa, quando vamos fazer um desenho de algum curso, alguma experiência, sempre se deve levar em consideração para quem e este para quem hoje temos respostas, por exemplo no big data até ações de inteligência artificial, que podem trazer informações para mapear muito bem como estas pessoas aprendem melhor e isto nós temos no user experience, na experiência do usuário e o learning experience, que é a experiência de como ele aprende melhor. Tudo isto relacionado a como ele aprende melhor é quanto tempo ele tem para isto. 

Hoje uma das grandes tendências é a aprendizagem pelo celular. É o mobile learning que temos falado. No celular, se você pensar bem, eu uso os tempos que tenho, então tenho tempo no transporte público, tenho um pequeno tempo em casa, tem pessoas que até mesmo na hora do almoço, então para isto podemos usar a estratégia do microlearning para poder gerar uma experiência significativa para ele e ao mesmo tempo prazerosa.  

Neste levantamento de dados, vocês conseguiram chegar a uma regra de ouro sobre como as pessoas melhor aprendem ou cada público, cada organização é um tipo e uma característica específica? 

Regra de ouro ainda não! Acho que não tem, não é? Nós trabalhamos muito com customização. Conhecer cada público realmente e trazer estratégias que se alinhem ao que a empresa quer, o gap que ela precisa desenvolver e como estas pessoas vão aprender melhor.  

Por exemplo, atualmente nós temos utilizado muito ações gamificadas, porque temos mapeado que as empresas têm solicitado muito isto e que alguns públicos, até como líderes, têm aceitado bem a utilização destas estratégias no treinamento e em educação corporativa em geral. 

Angelica, pensando agora no design centrado no aprendiz, o que muda de abordagem quando desenvolvemos soluções de aprendizagem? 

Na verdade, para trabalharmos com tendências exige muita pesquisa e desenvolvimento de alguns protótipos. Nós do SENAC fazemos isto e buscamos sempre um feedback mais imediato para podermos entender esta tendência e trabalhar com ela para a educação corporativa sempre pensando nas tecnologias ou tendências metodológicas, promovendo a autonomia deste educando para a vida dele. 

E onde podemos obter mais informações? 

Você pode acessar a página do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo e obter muito mais informações sobre nossos cursos e um pouco sobre tudo isto que conversamos aqui

Muito obrigado! 

Resumo da entrevista com Angelica Cano, SENAC SP, sobre As 5 tendências em educação corporativa 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *