Como avaliar o sucesso de sua plataforma de aprendizagem

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Você usa apenas a adesão dos colaboradores para julgar o sucesso de sua plataforma de aprendizagem? Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

No mercado é comum os gestores de educação corporativa utilizarem a porcentagem de adesão dos colaboradores na plataforma de aprendizagem para justificar o sucesso da ferramenta e da estratégia de aprendizagem digital, seja lá por meio de um LMS, um LXP, ou mesmo de uma plataforma de assinatura de conteúdo.

Este dado é importante para apontar o interesse inicial das pessoas em acessar os conteúdos oferecidos, entretanto ficar apenas neste dado é ser superficial demais.

Digo isso porque uma pessoa que tinha entrado por curiosidade, mas que não consumiu nada e nunca mais voltou é considerada como sendo um acesso. Logo, este dado mascara a verdadeira adesão da ferramenta e engana os mais leigos no assunto.

É válido mencionar que três meses após o lançamento, depois que passa o ar da novidade, é comum a taxa de adesão cair abruptamente sobretudo se a organização não estimular o consumo, não atualizar o portfolio e não conectar o desenvolvimento das pessoas com os recursos e atividades ofertadas. 

Também, é importante ressaltar que conteúdos obrigatórios estimulam adesão próxima a 100%, enquanto para conteúdos autoinstrucionais é comum escutar dos mais sinceros taxas inferiores a 10% de adesão.

Outro dado que isolado engana bastante é o número de inscritos. Em plataformas Mooc’s, por exemplo, temos milhões de inscritos, porém se formos mais a fundo na investigação, menos de 0,5% chega a concluir os cursos. Assim, não dá para considerar uma simples decisão de impulso como sendo o seu sucesso de aprendizagem.

Existem dados e indicadores bem mais pertinentes para julgar o sucesso. Não estou falando dos níveis de avaliação de cada ação de aprendizagem, tipo Kirkpatrik, vamos deixar estes de lado por ora. Vamos apenas nos concentrar na plataforma, mais especificamente em relação a sua adesão, eficiência e eficácia. 

A seguir falaremos um pouco de cada um e adotaremos como período padrão o ano, mas é óbvio que para alguns é até mais recomendável o acompanhamento mensal.

Em termos de adesão, é importante monitorar os seguintes dados e indicadores: quantidade de acessos médio por pessoa, quantidade de cursos realizados por pessoa, taxa de conclusão das atividades, desempenho alcançado pelos participantes, taxa de certificações em dia, carga horária de treinamentos por pessoa, entre outros.

Em termos de eficiência, precisamos calcular o montante de investimento com o consumo das atividades, assim teremos: custo médio da hora de conteúdo online produzido ou adquirido, custo médio da hora treinamento online por pessoa, custo médio da hora treinamento online considerando sua vida útil, entre outros.

Considero importante este último item, pois por mais que se acredite que os conteúdos são eternos, empiricamente notamos que a vida útil dos objetos de aprendizagem não passa de cinco anos, pois mesmo que o conteúdo seja atemporal, sua aparência não mais despertará o interesse das pessoas. 

Este exercício em relação aos valores também ajuda a questionar crenças irracionais de que o online é sempre mais barato do que o presencial. Sim, isto é fato quando comparamos marginalmente cada hora treinamento. Entretanto, se o consumo for baixo, a falta de escala não permitirá o adequado rateamento das despesas fixas, e o online acabará custando bem mais caro.

Por fim, em relação à eficácia, precisamos avaliar se a ferramenta cumpre com sua finalidade, por isso devemos refletir se com ela conseguimos atingir os objetivos de capacitação esperados em termos de abrangência, qualidade e velocidade, entre outros fatores.

Em síntese, precisamos ampliar, aprofundar e ser mais honestos no uso dos dados. Mesmo que baixos, é melhor identificar diversas oportunidades de melhoria a se ludibriar com algo que não existe. Além disso, não é possível entrar no mundo analítico se ainda há ingenuidade no manuseio e na interpretação dos dados.

Agora que você descobriu mais esta, como você passará a avaliar o sucesso de sua plataforma de aprendizagem? Compartilhe este cafezinho com seus colegas que também operam e gerenciam plataformas de aprendizagem. Até mais!

Resumo da aula sobre Como avaliar o sucesso de sua plataforma de aprendizagem 

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