Como tornar a educação corporativa evidente na organização 

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Você sente dificuldade de ganhar adesão dos executivos e da organização? Olá eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Embora a aprendizagem seja um fator de inovação e de adaptação em um mundo em constante mudança, ainda é comum encontrar este tema fora das prioridades dos executivos em organizações com gestão mais tradicional.

Exploraremos sete recomendações para ganhar espaço na organização. Se bem implementados, possibilitará inúmeras vantagens para as áreas de educação e aprendizagem corporativa, tais como: maior credibilidade, maior adesão nas ações, mais investimentos, maior interlocução e integração, posição executiva, entre outros.

1ª Recomendação: Escolher projetos relevantes para a organização

Antes de comprometer o tempo do time e o orçamento, os gestores deverão refletir quais são as prioridades em termos de resultados para a organização.

Qual é a maior preocupação dos executivos? O que está travando o desenvolvimento da organização? O que poderia acelerar a execução estratégica? Além destas questões, é importante considerar o peso relativo da aprendizagem em cada ação para promover as mudanças necessárias.

Sabemos que não é possível executar estratégias sem talentos qualificados para operá-las, entretanto algumas ações demandarão mais energia para superar os desafios do que outras. Lembre-se que cada escolha é uma renúncia.

2ª Recomendação: Criar coalisões

Mobilize áreas e gestores-chave que estão envolvidos na entrega, além de aumentar as chances de sucesso por uma atuação coordenada de esforços, os participantes vivenciarão a parceria e degustarão a contribuição para as suas ações.

O envolvimento no começo é fundamental para garantir a co-construção da solução, bem como a adesão na implementação. Também, o compartilhamento do sucesso ao final poderá cristalizar uma relação positiva e manter as portas sempre abertas.

3ª Recomendação: Envolver a alta liderança

Após definir os desafios e realizar as costuras necessárias, o próximo passo é garantir que as ações estão sob o holofote dos executivos. O que está fora da pauta de uma reunião estratégica, está fora do radar deles e fora da importância da organização.

Por isso, busque um patrocinador que exerça o papel de porta-voz e promotor das ações que estão sendo edificadas, servindo inclusive como um interlocutor direto com os formuladores da estratégia. 

Lembre-se de adotar uma lógica de negócios, afinal um executivo não quer ouvir número de matriculados ou de horas de treinamento. Ele quer saber o que foi alcançado em termos de resultados para o negócio com as ações de capacitação e de suporte ao desempenho. 

4ª Recomendação: Avaliar e divulgar os resultados

Seguindo o ditado popular “não basta colocar o ovo, tem que cacarejar”, os gestores de educação e aprendizagem corporativa precisam aprender a explorar melhor o marketing próprio na organização.

Para isso, é importante não apenas checar e registrar resultados qualitativos e quantitativos, mas também fazê-los chegar em quem precisa escutá-los. Promover levantamentos e estudos não servem para matar a curiosidade, são úteis para justificar os investimentos e aumentar a confiança e a credibilidade nas ações.

5ª Recomendação: Comunicar-se melhor com os públicos

Diferentemente do item anterior, neste item temos a intensificação do contato e da interação com os participantes. O senso de utilidade e de contribuição para o desenvolvimento precisam estar estampados, afinal de que adianta uma plataforma e diversos recursos de aprendizagem se eles não são acessados?

O reconhecimento só acontece se é percebido e está disponível. Portanto, estabeleça boletins, utilize os canais de comunicação da organização, envolva os líderes, mantenha uma mensagem atraente e uma abordagem conveniente.

6ª Recomendação: Suprir as demandas básicas com eficiência

É difícil acreditar que alguém conseguirá conquistar grandes voos se suas questões mais higiênicas não estão resolvidas. Em outras palavras, é difícil dar credibilidade na execução de uma ação de impacto estratégico se a área é incapaz de equacionar as demandas de formação mais básicas da organização com bastante eficiência.

7ª Recomendação: Conectar-se com o exterior

Por fim, como ação complementar, é válido explorar e compartilhar experiências positivas de benchmarks ou a interlocução com especialistas renomados no assunto. Muitas vezes há uma impressão de que o “santo de casa não faz milagres”, daí observar casos externos e disseminar tendências levará à oxigenação das ideias e poderá levantar e encorajar oportunidades para o desenvolvimento.

Como você pode perceber, a maior parte do sucesso vem de uma atuação de alto impacto, porém não é possível desconsiderar os demais itens. Reflita sobre estas recomendações e pense em como você poderá alavancar a atuação estratégica de seu sistema de educação e aprendizagem corporativa.

Dúvidas ou dificuldades na gestão do seu sistema? Então, poste abaixo que talvez poderemos ajudá-lo. Até mais!

Resumo da aula sobre Como tornar a educação corporativa evidente na organização 

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