Design de aprendizagem enxuto – ATD Conference, 2019 

Compartilhe!

Olá! Voltamos aqui para ATD 2019 e a partir desta semana nós começaremos a publicar as entrevistas com os brasileiros que apresentaram casos durante a conferencia. Eu estou com o Luis Novo, CEO da Skore, e nós vamos falar sobre o design de aprendizagem enxuto.  Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

Olá Luis, tudo bem? 

Tudo bem e você? 

Primeiro, parabéns pela apresentação! 

Muito obrigado! 

Primeira pergunta é, de onde veio esta ideia de design de aprendizagem enxuto? 

Ele veio da minha experiência no Vale do Silício, onde eu trabalhei com startups que estavam em um processo de criação e de engajamento e de crescimento. Isso moldou muito meu pensamento sobre como se criar produtos. Que produto não se cria em um dia só. Você cria de forma iterativa dia após dia medindo resultados.  

Quando começamos o Skore e começamos a atuar em treinamento corporativo, surpreendeu muito para nós o fato de que os treinadores não tinham uma metodologia para continuamente desenvolver seus programas. As coisas eram feitas de forma muito longa, muito lenta e o aprendizado demorava muito para voltar. 

Nós aplicamos um pouco do que sabíamos de desenvolvimento de produtos para o processo de criação e de manutenção de treinamentos e daí saiu essa ideia.  

Qual é a compatibilidade dessa metodologia com o mundo atual? 

Ela é bem simples, na verdade, porque ela parte da ideia de que você tem que estar constantemente medindo resultado e constantemente formulando hipóteses. Se você olhar hoje no mundo de negócio, você já tem PDCA, você já tem Six Sigma você já tem várias metodologias de aprendizado contínuo rolando nas empresas. Essa é só uma forma de aplicar isto para treinamento. É simplesmente você medir o resultado, formular hipóteses novas e testar com velocidade. 

Você poderia me dizer um exemplo de como isso acontece? 

Um exemplo bem legal foi o da Via Varejo. Um projeto que começou para nós com bastante desafio e nós acabamos explorando um caminho de chatbot para o treinamento do time de vendas.  

Esse produto foi ganhando features, foi ganhando novas ações com base no feedback que recebíamos dos colaboradores. Hoje ele é um dos produtos de maior engajamento em treinamento corporativo que conhecemos, mas ele não veio um dia só com uma grande ideia. Ele é um projeto que trabalhamos em parceria com a Via Varejo por mais de um ano, dezenas de experimentos e melhorando um pouquinho por vez. 

Me conta um pouco de um experimento? 

Um dos experimentos, por exemplo, foi o que aconteceria se nós deixássemos as pessoas perguntarem para o robô. Até então estávamos entregando conteúdo de forma unidirecional e uma das ideias foi “vamos abrir para as pessoas fazerem perguntas para a Evva“, que é o nome da robozinha, e vamos ver o que elas trazem, vamos ver que tipos de questionamentos elas trazem.  

Aprendemos ali um monte de dúvidas operacionais, de dúvidas de Recursos Humanos, um monte de dúvidas de produtos que o nosso time de treinamento não estava abordando nos programas que criávamos, pois simplesmente não sabíamos que as dúvidas existem.  

O experimento serviu para aprendermos que tínhamos um monte de pontos não resolvidos e isso acabou virando uma feature. O “Pergunte para a Evva” virou uma feature. Hoje, as pessoas podem mandar perguntas para a robozinha, ela responde em 24h e depois ela publica os conteúdos com as perguntas mais feitas. 

Legal! Por fim, como esta solução lida com avaliação de resultados? 

Avaliação de resultados é uma coisa que fazemos todos os dias. O produto otimiza a entrega de conteúdo de acordo com KPIs diariamente. Medimos o resultado de treinamento, medimos o resultado de vendas, medimos resultados comportamentais e isso influencia as recomendações que a Evva faz para os colaboradores.  

Assim como estamos lançando conteúdo e priorizando conteúdo, estamos automaticamente medindo o impacto que isto faz na moral, no engajamento e nos resultados de venda. Para nós é algo que fazemos todos os dias e não em momentos específicos do ano. 

Muito obrigado! 

Obrigado você! 

E vocês, continuem assistindo a série especial ATD. Nesta semana teremos alguns Brasileiros que apresentaram trabalhos aqui! Até mais! 

Resumo da entrevista com Luiz novo, da Skore, sobre Design de aprendizagem enxuto - ATD Conference, 2019 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *