Espresso3 na ATD 2018 – Desenvolvimento de líderes na Whirlpool

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Olá pessoal, estou aqui com Arthur Diniz da Crescimentum para falar sobre desenvolvimento de líderes. Uma sessão que ele apresentou aqui na ATD 2018.

Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3!

Arthur, me conta um pouquinho sobre o caso da Whirlpool. Qual era o desafio deles no tema Desenvolvimento de Líderes?

Era um grande desafio. A Whirlpool precisava formar sucessores. Eles tinham um mapeamento via Nine Box, escolhiam os melhores talentos, só que cada país ao redor do mundo estava escolhendo um tipo de treinamento diferente e eles não estavam conseguindo os resultados que queriam em termos de acelerar a carreira dessas pessoas para que subissem em posições mais altas da organização.

Eles estavam buscando uma empresa que pudesse fazer um treinamento único, ou seja, globalizado e que todas as pessoas, todos estes líderes mapeados de todos os países pudessem fazer um só treinamento.

E são quantos países que a Whirlpool atua?

Olha, tínhamos gente de 23 países no treinamento, então acredito que seja por aí.

Como eles mapearam e identificaram quem seria essa organização?

Eles fizeram pesquisas ao redor do mundo, perguntando para esses diretores e senior managers perguntando o seguinte: “Que curso você fez de liderança que é o melhor curso de liderança que você já fez?”. E fizeram isto ao redor do mundo. O que eles descobriram foi que no Brasil eles tiveram uma resposta surpreendente, mesmo os diretores do Brasil que tinham feito o curso em Harvard, em Kellog, no CCL, eles respondiam que o melhor curso de liderança tinha sido o Líder do Futuro da Crescimentum.

Legal. E qual é a descrição dele?

Do curso?

Isso. Como ele funciona?

O curso funciona no seguinte. É uma semana de imersão, então o líder vai e tem que ficar imerso com a gente, seja em um hotel, seja em um centro de treinamento da Whirlpool como fizemos ali perto de Chicago. Durante esta semana, a gente faz todo um questionamento, passamos ferramentas, fazemos uma simulação corporativa. Então ele entra como se fosse em um mundo paralelo. Uma espécie de gamification só que presencial.

Ele vai, entra naquele mundo novo, é questionado sobre missão, visão valores, como dar feedback, por que dar feedback, por que empoderar as pessoas, como empoderar. Então vamos misturando desafios do dia a dia, feedback, coaching e dando as ferramentas. E vamos entrando neste ciclo, no final da semana ele sai muito consciente de quem ele é, de como ele está sendo como líder e principalmente de que pontos ele precisa mudar para se tornar um líder melhor. E o impacto em termos de sensibilização, com certeza, só estando lá para entender o impacto que isto causa na vida das pessoas, na mudança deles principalmente como líderes e como seres humanos como consequência.

E a consequência para a organização?

A consequência para a organização é que por exemplo, eles têm 75% das pessoas  que fizeram o Líder do Futuro, tiveram aceleração maior do que a média das pessoas que não fizeram.

E tem mais 3 mensurações, que não me lembro aqui, mostrando que quem fez o Líder do Futuro teve um resultado muito à frente dos outros em feedback, principalemente coaching e empowerment, que são as três coisas que trabalhamos mais forte no curso.

Legal, parabéns!

Muito obrigado!

Muito obrigado!

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