Inovação e diversidade 

Compartilhe!


Olá, estou com Maurício Pedro, do Senac São Paulo e nós vamos falar sobre inovação e diversidade. Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

Maurício, como podemos potencializar a inovação por meio da diversidade? 

Quando falamos de inovação, acho que não tem outro caminho. Não há outro caminho se não for pelas pessoas. Ter pessoas diferentes, por isso a questão da diversidade e quando falamos de diversidade estamos falando dos mais diversos aspectos, dos mais diversos fatores.  

Estamos falando de gênero, de raça, da questão religiosa, da questão política. Temos diferenças físicas, cognitivas, mentais. Trabalharmos com pessoas diferentes é extremamente importante e pensando na sua pergunta, não vejo outro caminho se não for pelas pessoas.  

Do ponto de vista da tecnologia, se a sua empresa tem capital para investir ela vai comprar a tecnologia, agora se eu não tiver gente capacitada para o uso desta tecnologia, estou enrascado. É um fator fundamental, as pessoas continuam sendo fundamentais para qualquer negócio. 

E como a liderança pode criar este ambiente propício? 

Precisamos entender que tem questões relacionadas ao cotidiano das pessoas que são fundamentais. Tenho dois aspectos que sempre gosto de destacar que é questão a empatia e empatia é uma coisa que não é tão simples, é quase impossível, senão impossível se colocar no lugar do outro mesmo. Não da para você se colocar no lugar do outro, mas você tem que ter sensibilidade para entender o lugar do outro. Para mim empatia está muito relacionada a isto, eu entender o lugar do outro e não necessariamente me colocar no lugar do outro, porque a tendência é quando me coloco no lugar do outro é eu fazer exatamente o que eu faria e não o que o outro poderia fazer. Posso trabalhar isto do ponto de vista de referências. 

A outra é o respeito. Sem respeito, você não gere um ambiente de diversidade, porque para ter pessoas diferentes o ponto central é o respeito. 

Maurício, além da empatia e do respeito, quais são os outros fatores que uma liderança deve colocar em um ambiente de trabalho? 

Esses são dois fatores fundamentais, mas, eu como gestor, olharia para a construção do ambiente saudável. Saudável e feliz. Alegre, onde as pessoas se sintam bem. Para isto partimos mesmo de alguns componentes. 

Primeiro tem que ter acolhimento. As pessoas precisam se sentir acolhidas no ambiente de trabalho. Se eu não me sinto bem, vai ser muito difícil eu ser produtivo e aí entram os valores como empatia e respeito, que são centrais para que haja um ambiente que tenha transparência e confiança. Quando passamos por estes fatores estou gerando um ambiente de aprendizagem e um ambiente de aprendizagem é um ambiente de inovação. Este e o grande papel do líder, ele cuidar deste ambiente e ele está ali cotidianamente. Temos equipes que podem ser remotas, mas mesmo quem está remoto, se a pessoa não se sente representada, se a pessoa não se sente respeitada, dificilmente você tem um espaço de aprendizagem e dificilmente você vai ter um espaço de inovação. Quando falo de diversidade e inovação, preciso cuidar disto.  

Cuidar disto, cuidar da diversidade é ter por princípio trazer pessoas diferentes para um espaço de trabalho. Me lembro de uma época, quando eu fazia seleção, eu sempre tentava achar gente parecida comigo e por um tempo depois descobri que era um grande erro. Eu precisava de pessoas diferentes de mim e diferentes entre elas, para que, de verdade, eu tenha uma equipe muito mais inovadora, muito mais competente e que traga muito mais as competências diferentes para o meu espaço de trabalho. É isso que me gera diferencial. Para mim a relação de diversidade e inovação está nestes aspectos e aí sempre digo, empatia e respeito são sempre fundamentais. 

Como podemos preparar esta liderança? 

Primeiro é fundamental ter na cultura da empresa este entendimento. Fazer esta discussão, levar esta compreensão que preciso ter gente diferente nas mais variadas categorias, se eu posso dizer isso sobre pessoas, é fundamental. Quando isto vem do ponto de vista da estratégia da organização, isto tem uma compreensão passando por todos os eixos, desde as lideranças até as bases, de forma muito mais evidente. Aí focarei nos gestores, em dar ferramental, em dar programas comportamentais, que eles possam fazer reflexão sobre o que é diversidade, o que é respeito. Um ambiente que você não tem respeito, um ambiente que você não tem gentileza é um ambiente improdutivo. Este seria o caminho, buscar desenvolver os líderes, mas isto tem que ter uma questão de diretriz, de entendimento cultural, comportamental. 

Onde posso obter mais informações sobre este assunto? 

No Senac São Paulo! Trabalhamos com vários programas que levam a isto, que levam esta reflexão e que acreditamos que ajuda e colabora para ter um líder, um gestor muito mais preparado para este mundo contemporâneo, onde a diversidade é latente. Procure no atendimento corporativo do Senac São Paulo. 

Muito obrigado! 

Eu que agradeço. 

Resumo da entrevista que Prof. Wagner Cassimiro fez com Maurício Pedro, Gerente Corporativo do do Senac São Paulo, sobre inovação e diversidade.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *