Você conhece os elementos que configuram um protagonista da aprendizagem? Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
O protagonismo na aprendizagem é essencial para as pessoas e as organizações. Um trabalhador precisa dele para praticar o lifelong learning e garantir a sua empregabilidade. E uma empresa precisa dele para promover uma cultura de aprendizagem e agilizar a sua capacidade de inovar.
Para um indivíduo ser reconhecimento como protagonista de sua aprendizagem, quatro elementos são fundamentais e todos têm em comum o prefixo “auto”, que vem do grego e significa “relativo a si mesmo”.
Autonomia
O primeiro “auto” vem de autonomia. Este é um dos seis princípios fundamentais da aprendizagem de adultos de Knowles, o pai da andragogia, e significa que a pessoa é responsável pelo direcionamento da sua aprendizagem.
Desta forma, por mais que as organizações criem expectativas e ofereçam cursos e recursos, é a pessoa que decide o que vai aprender e por qual motivo irá aprender. O que torna um adulto são suas escolhas e consequências, logo precisamos respeitar seus interesses, necessidades e desejos de aprendizagem.
Já o protagonista da aprendizagem precisa parar de depositar seu desenvolvimento unicamente na empresa e buscar fontes alternativas de aprendizagem.
Autoconhecimento
O segundo “auto” vem de autoconhecimento. Para se lançar em iniciativas e projetos de aprendizagem, o ponto de partida é a autoconsciência de suas potencialidades e oportunidades.
Um protagonista reconhece necessidades e alavancas de crescimento para desempenhar melhor uma atividade. Também possui senso crítico para se autoavaliar e ter uma leitura de suas capacidades frente aos desafios do dia a dia. Desta forma, consegue se julgar capaz, e quando não se julga compreende exatamente suas carências.
Automotivação
O terceiro “auto” vem de automotivação. Motivação é algo intrínseco à pessoa. Com a automotivação então dizemos que a pessoa é capaz de motivar a si mesmo.
Neste caso, mais do que atender necessidades higiênicas, o protagonista da aprendizagem busca autorrealização e domínio. Logo, a aprendizagem é um meio para algo maior que o completa e o satisfaz.
Por isso, mais do que prêmios ou punições, sua vontade vem do seu próprio reconhecimento em ser capaz.
Autodisciplina
O quarto “auto” vem de autodisciplina. Mais do que traçar metas e planos, o protagonista da aprendizagem precisa manter a dedicação em foco e cumprir com o que se propôs. Já mencionamos outrora que apenas a boa intenção é uma das ignorâncias que prejudicam pessoas e organizações.
Assim, a coerência entre o discurso e a prática, ou o “walk the talk”, em inglês, é necessário para concretizar planos e jornadas de aprendizagem.
E você? O quanto você se avalia em relação a estes quatro “autos”? Podemos dizer que você é um protagonista da aprendizagem?
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