PodCases: O poder dos estudos de caso agora em áudio

Compartilhe!

Você acha que podemos aprender mais com nossos ouvidos? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Em janeiro de 2019, a Harvard Business Publishing Education, em parceria com a Masters of Scale, lançou seus primeiros PodCases.

Um PodCase é um estudo de caso em formato de áudio para ser utilizado como um recurso de ensino-aprendizagem. Na prática, são entrevistas especiais com líderes reconhecidos da indústria, ou mesmo representações, com roteiro e edição elaborados a partir de um plano de aprendizagem. A estrutura e a aplicação são muito similares ao de um tradicional estudo de caso comumente utilizado nos principais programas de MBA do mundo.

Ao adotar um formato mais contemporâneo inspirado no podcast e ao associar uma narrativa pessoal mais instigante, o recurso consegue despertar o interesse e a atenção dos aprendizes, ao mesmo tempo que mantém sua simplicidade na experiência. 

Porém, engana-se quem pensa que qualquer entrevista em áudio é um PodCase. Seu diferencial está na inteligência instrucional e nos teaching notes, que são orientações de como o facilitador deve conduzir o ensino por meio deste recurso para atingir os objetivos de aprendizagem previamente estabelecidos. 

Vamos ver um exemplo para ficar claro?

Neste PodCase, temos uma entrevista com o co-fundador do PayPal, Peter Thiel. Nele são explorados a história e os bastidores da criação da empresa, descrevendo como foi a superação dos primeiros desafios. Do ponto de vista instrucional, esta é uma experiência rica para se explorar conceitos de estratégia ligados às start ups como, por exemplo, o “buraco negro da hipercompetição” e a “velocidade de escape”. 

Como descrição de sua aplicação, os participantes recebem o primeiro áudio para escutar como atividade de preparo. Na classe, eles participam de uma discussão mediados pelo facilitador, conforme a orientação do teaching notes. Depois, os participantes escutam em sala um segundo áudio de menor duração, que permite continuar e evoluir as discussões. Ao final desta aula, o facilitador pode escolher um último áudio da entrevista entre os diversos temas possíveis para dar um desfecho ao caso.

Na plataforma da Harvard Business Publishing é possível adquirir e ter acesso aos PodCases, que até o momento estão somente em inglês, além de um vasto repertório de estudos de caso tradicionais e outras publicações.

Inspirando-se neste novo formato, as organizações e as instituições de ensino também podem começar a construir seus próprios PodCases. É válido mencionar que embora o investimento financeiro seja baixo, seu desenho e sua aplicação demandam dedicação especializada de um profissional qualificado disposto a explorar este novo formato.

Gostou deste cafezinho, então compartilhe na sua rede de contatos ou diretamente para aqueles que possam se interessar.

Atá mais!

PodCases: O poder dos estudos de caso agora em áudio.Imagem Síntese

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *