Chegamos em 2020! Será que as previsões feitas há 10 anos foram concretizadas? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Finalizaremos nossa série sobre as 20 previsões apontadas em 2010 no livro 2020 Workplace das autoras Jeanne Meister e Karie Willyerd. Neste cafezinho, falaremos das últimas 7 previsões. Caso tenha perdido o começo da série, sugiro que retome os últimos dois cafezinhos para conhecer todas.
Previsão #14:
A flexibilidade entre trabalho e vida pessoal substituirá o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Não foi bem assim.
Em diversas pesquisas de melhores empresas para se trabalhar, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal tem figurado entre as primeiras posições, sobretudo para as novas gerações. No final do dia, ainda continua se utilizando a palavra “equilíbrio“ e a “flexibilidade“ ainda está contida nela.
Previsão #15:
Organizações vão divulgar seus programas de responsabilidade social para atrair e reter empregados. Realidade.
As organizações estão adotando as mais atraentes estratégias para a atração de talentos. Os programas de responsabilidade social não impactam apenas na marca empregadora da organização, mas como também na fidelização de seus clientes. Porém, neste tema está mais forte a divulgação de seu propósito e impacto na vida das pessoas para promover o alinhamento de causas e o significado no trabalho.
Previsão #16:
A diversidade será um problema de negócios e não apenas do RH. Realidade.
Por mais que ainda estejamos no caminho, a diversidade não é vista apenas para o atendimento de cotas de inclusão. Hoje, é fonte para a promoção da inovação, atração e retenção de talentos.
Previsão #17:
As fronteiras entre marketing, comunicação e aprendizagem serão apagadas. Ainda estamos no caminho.
Cada vez mais as organizações estão percebendo a importância de formar mercado e atrair a preferência dos consumidores por meio da oferta de recursos discretos ou explícitos de aprendizagem. A aprendizagem também é fator de sucesso para o uso adequado e pleno de novas plataformas de negócios, que embora trazem uma solução que simplifica a vida das pessoas, precisam no primeiro momento ensinar seu funcionamento. Por mais que as fronteiras tenham sido reduzidas entre as práticas das funções, ainda prevalecem a atuação isolada e bastante fragmentada destas áreas.
Previsão #18:
Os aplicativos corporativos oferecerão maneiras para melhor gerenciar o trabalho e a vida pessoal. Ainda estamos no caminho.
O número de aplicativos corporativos desenvolvidos para os colaboradores cresceu e continuará a subir, entretanto se percebe uma adoção mais significativa de aplicativos gerais e não exclusivos da organização. Como exemplo, temos os aplicativos de kanban, como o Trello, e os aplicativos de organização pessoal, como o Everynote.
Previsão #19:
Alfabetização em mídias sociais será um requisito para todos os trabalhadores. Não foi bem assim.
Não acreditamos que será um requisito, mas um diferencial no primeiro instante para facilitar a sua contratação. Uma vez empregado, há um conjunto de regras de sigilo, confidencialidade e normas de conduta a ser seguido. Enfim, aqui reconhecemos a importância do assunto, mas consideramos um pouco exagero o “requisito para todos“.
Previsão #20:
Construir um portfolio de contratos de trabalho será o caminho para obter emprego de tempo integral permanente. Não foi bem assim.
A expectativa das autoras era de que as pessoas antes de serem empregadas fariam pequenos projetos para serem avaliadas, como se fossem freelancers antes de serem efetivadas em uma relação contratual de período integral. Acreditamos que hoje, isso até pode ocorrer em algumas situações, porém no geral há uma maior flexibilidade das relações de trabalho e de contratação de serviços.
Enfim, ao longo dos últimos cafés no dedicamos a rever as 20 previsões do livro 2020 workplace. Caso tenha perdido algum deles, basta clicar em nosso histórico para revê-los.
Qual é a sua avaliação em relação a elas? Qual delas você concorda e discorda? Poste abaixo o seus comentários. Até mais!
Fonte consultada: MEISTER, J; WILLYERD, K. The 2020 Workplace: how innovative companies attact, develop, and keep tomorrow´s employees today. Harper Business: New York, 2010.