Protagonismo na gestão e na aprendizagem

Compartilhe!

Quer mais conteúdo sobre liderança? Não deixe de ler o e-book Líder Mediador disponibilizado aqui pelo SENAC.

Olá, estou com a Cassia Coimbra do Senac São Paulo e nós vamos falar sobre protagonismo na gestão e na aprendizagem.

Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Tudo bem Cassia?

Tudo bem Wagner!

Primeira pergunta. Como o líder pode incentivar a autonomia e o protagonismo da sua equipe?

Esse é um trabalho muito interessante para o líder fazer. O líder pode estimular o protagonismo observando que na sua equipe há diversos talentos e que a soma destes talentos individuais pode contribuir para um coletivo muito bacana. Um coletivo que progrida.

Como ele pode fazer isso na prática?

Primeiro, ele tem que ter uma segurança de fazer isso, trabalhar com a verdade, ouvir os seus liderados, estar conectado olho-no-olho e muito claro onde e o que ele pretende que as pessoas façam e onde as pessoas devem chegar.

Existe alguma dica, alguma orientação de perguntas que este líder pode fazer?

Claro! Ele deve sempre colocar para seus liderados se o que ele está pedindo está claro e faz sentido, qual o tempo que ele precisa para atingir a meta proposta e o que ele, como líder, pode fazer para facilitar este acesso onde o foco vai ser resultado.

Como fica a relação do indivíduo e do grupo, a conjugação do “eu” e do “nosso”?

Olha, essa é uma boa pergunta! Na verdade, dentro do protagonismo sempre estimulamos que a conjugação seja na terceira pessoa. Nós acertamos, nós não acertamos tanto e nós conseguimos fazer diferente.

E quando entra o “eu”, por exemplo?

O “eu”, cada um tem a sua competência individual e para que uma equipe de certo e avance, necessariamente esses “eus”, ou seja, a individualidade deve ser aproveitada em um coletivo muito mais interessante e muito mais rentável.

E aí, também, gerando a aprendizagem do indivíduo em relação a isto?

Exatamente!

E Cassia, como podemos retroalimentar todo este processo para que ele constantemente seja aprimorado?

Eu entendo e procuro praticar isto, sempre alinhar com as pessoas as questões que envolveram uma determinada ação, ou seja, um objetivo proposto. A partir daí conseguimos observar quais foram as peças fundamentais para a realização desta ação e, com isto, trazer todo o grupo próximo para que em um próximo objetivo consigamos avançar daquele ponto que chegamos.

E onde posso buscar mais informações sobre isso?

Prazer te informar! Você pode procurar no site do SENAC, no e-book do líder mediador, temos algumas práticas já consolidadas e alguns cursos prontos para te oferecer.

Muito obrigado!

Eu que agradeço!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *