Rituais corporativos

Compartilhe!


Você consegue identificar rituais corporativos dentro da sua organização? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Rituais corporativos contribuem para que pessoas se sintam mais envolvidas e engajadas nas coisas que mais importam na organização, imprimindo um senso de propósito, significado, valores e identidade compartilhada. Disseminam comportamentos e hábitos que fortalecem a cultura organizacional e tornam o trabalho e a organização mais bem-sucedidos, integrando melhor o tecido de relações entre as pessoas.

Temos diversos rituais nas organizações e mesmo em agrupamentos menores, como em áreas específicas da organização. Aqui, sem o objetivo de esgotar as opções existentes, listamos alguns tipos:

  • Rituais de celebração de sucesso: aqueles que reconhecem pessoas e acontecimentos como, por exemplo: o funcionário em destaque do mês, o final de um projeto, a conclusão de um programa de aprendizagem e até o toque de um “sino” na área comercial quando um grande negócio é fechado. 
  • Rituais de promoção do crescimento e de alinhamento: aqueles que vislumbram o desenvolvimento das pessoas e da organização como, por exemplo, um debrief para levantar as lições aprendidas após um projeto, e conversas entre executivos e os empregados, comumente chamados de “cafés”, que ocorrem com certa frequência sobre temas diversos.
  • Rituais de passagem: aqueles que marcam transições ao longo da vida profissional de um colaborador como, por exemplo: a integração institucional de um novo empregado, a promoção de um novo gestor e a despedida de um aposentado que deixa a organização após longos anos de serviço.
  • Rituais de socialização: aqueles eventos informais que buscam integrar melhor os times como, por exemplo: a integração informal de um nova pessoa na área, eventos informais dos colegas que ocorrem com uma frequência determinada e as festas dos aniversariantes do mês das áreas.
  • Rituais de valorização da cultura e da história: aqueles que buscam explicitamente a perpetuação da cultura organizacional, embora todos os demais tenham este propósito indireto também. Temos como exemplo: comemoração de anos comemorativos da organização, marcos históricos e resgate dos heróis.

É natural das pessoas emplacarem rituais corporativos de forma inconsciente, independente de serem líderes ou não, e independente de serem para toda a organização ou somente para o seu meio. Isso traz um conforto do que fazer em determinada situação e aumenta a confiança entre as pessoas, marcando acontecimentos e criando tradição e perenidade às crenças compartilhadas.

Entretanto, para alcançarem resultados precisam ser desenhados cuidadosamente e nutridos continuamente, caso contrário terão sido apenas uma iniciativa que não emplacou na organização.

Preparamos abaixo uma reflexão guiada em 4 passos para você implementar em sua organização:

Reflexão guiada:

  1. Quais os valores e propósito que a organização pretende cultivar? Esta pergunta busca definir o direcionamento organizacional e final da sua intenção. Responde o “por quê” e o “para quê” da criação de um ritual.
  2. Qual a mentalidade e os comportamentos ajudarão as pessoas a suportar os valores e propósito da organização? Derivando do primeiro passo, desdobramos o organizacional no individual.
  3. Quais as experiências que reforçariam a mentalidade e os comportamentos dos indivíduos? Neste passo, buscamos elencar as características da experiência que melhor simbolizaria e marcaria a mudança comportamental desejada.
  4. Como tornar este novo ritual parte da cultura organizacional? Para funcionar, o ritual precisa ser emplacado e aderido pelas pessoas no momento e da forma como foram inicialmente concebidos para se alcançar os resultados organizacionais, bem como se manterem duradouros ao longo do tempo.

Se você é um profissional de RH ou um líder, pense em quais rituais você poderia ter em sua organização ou com o seu time. Independente da sua especialidade é possível ter os rituais como forte aliados do seu trabalho. 

Bem, é para continuar recebendo os cafezinhos semanais, basta seguir o canal Espresso3 na sua mídia social de preferência. Até mais!

 

Resumo da videoaula do Prof. Wagner Cassimiro sobre Rituais corporativos

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *