Série CBTD 2019 |4 de 10| Programa de mentoria 

Compartilhe!


Olá, estou aqui com Alexander Ferreira da Previ e nós vamos falar sobre gestão do conhecimento.  Sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

Tudo bem Alexander? 

Tudo bom Wagner! 

Quais são os principais desafios em gestão do conhecimento na Previ? 

Nós temos uma questão que é repor as pessoas que vão saindo e as pessoas que vão saindo vão levando este conhecimento. Com a mentoria, propusemos que as experiências, tanto as que foram bemsucedidas, como as que não tiveram tanto êxito, fossem mantidas na Previ e não perdêssemos conhecimento com as pessoas que eventualmente saem da Previ. 

Me dá exemplos de conhecimentos que devem ser preservados. 

Temos experiências na área de investimentos, na área de benefícios, que são conhecimentos que a pessoa só adquire com a prática na Previ. Não existe uma formação específica para trabalhar com previdência no Brasil.  

Você citou um programa de mentoria. Como ele funciona? 

Nós abrimos uma seleção que as pessoas se candidatam. Este programa está principalmente focado em analistas de nível sênior para que possam se tornar futuros gestores e para que já comecem a trabalhar tanto as questões técnicas, mas também desenvolver as suas competências gerenciais. 

Isso, de alguma forma, está conectado com o programa de sucessão? 

Isso está conectado com o programa de sucessão. Não significa necessariamente que alguém que participa da mentoria vai ser um sucessor, mas está vinculado não só com o programa de sucessão de preparar pessoas, mas com os objetivos estratégicos de manter este conhecimento na Previ. Um conhecimento que é específico. 

Além da mentoria há algumas outras práticas de gestão do conhecimento? 

Sim! Nós temos a educação corporativa que trata todas as questões do conhecimento que conseguimos captar no mercado. Mas aquele que é mais específico nosso, das participações em empresas, dos investimentos, da gestão de benefícios, isso é uma coisa que temos que se forma dentro da Previ e que é importante que não se perca. 

Alexander, quais foram os impactos que vocês conseguiram gerar? 

Em quatro edições, nós conseguimos treinar cerca de 150 funcionários. Dentro de um universo de 570 pessoas, isto é bastante significativo, porque estamos falando dos analistas de nível sênior e dos gestores tanto de nível médio quanto de nível executivo. 

São aqueles que realmente detêm o conhecimento estratégico para a companhia? 

Exatamente! São aqueles que detêm este conhecimento e detêm as experiências, que são muito importantes para nosso negócio. 

Muito obrigado! 

De nada! Até logo. 

Prof. Wagner Cassimiro conversa com Alexandre da Previ sobre Programa de mentoria 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *