Série Hospital Albert Einstein |3 de 6| Educação continuada na saúde

Compartilhe!

Olá voltamos a falar com o Felipe Spinelli, Diretor Superintendente de Ensino do Einstein, e agora vamos explorar o tema da educação continuada na saúde. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Felipe, de uma maneira geral, conhecimento sempre se desatualiza, a necessidade de correr para ficar antenado, qual é o desafio da educação continuada na saúde?

Bem, como falamos, a área da saúde realmente tem essa questão de uma evolução constante do conteúdo do setor. O que vemos é que hoje se você falar de algumas áreas médicas por exemplo, áreas que envolvem tecnologia, imagem… essa corrida é uma corrida constante. É onde cada vez mais queremos ajudar o médico em como ele se mantém atualizado. Em algumas áreas é tão grande o volume de novidades que até é complicado de fato para o médico estar atualizado. O volume de papers, de informação e tudo mais.

O que vemos é que o Einstein tem um papel, e hoje vemos não só para o Einstein, mas para toda a sociedade do setor da saúde, em ajudar a interpretar este volume de informação que vem, de papers internacionais, de publicações, áreas de pesquisa, que é uma área, também, muito forte do Einstein, ajudar a transformar isso em conhecimento e o que deve ser aplicado de fato e ajudar na prática do dia-a-dia, por exemplo de um médico, da enfermagem.

Crescemos muito nesta área. É uma área que crescemos muito porque vimos uma necessidade deste profissional formado. Ele realmente necessita, ele busca isso e casou muito bem com esta oferta do Einstein em diversas áreas, diversos setores, de oferecer então qual é o conteúdo hoje mais atual, que deveria estar influenciando a sua prática. De fato esta educação continuada, para você se atualizar, como enfermeiro, como médico, como fonoaudiólogo, como fisioterapeuta, o que de fato deveria estar mudando, o que deveria estar fazendo diferente porque tem uma publicação relevante que saiu ou que mudou lá fora, o que está mudando nesta prática.

O Einstein cresceu muito. Temos hoje, para você ter uma ideia, 4.000 alunos de fora do Einstein que fazem educação continuada, pós-graduação conosco. Temos a própria graduação de enfermagem e medicina, temos a escola técnica, temos o ensino a distância, hoje no total do Einstein rodam 24.000 alunos por ano de fora do Einstein que vêm aqui se atualizar conosco.

Esta educação continuada, quando o Einstein se coloca, se lançou nisto, também tem um papel interessante interno, porque força de uma certa maneira, obriga nosso profissional a estar constantemente se atualizando. Porque, você sabe disso até melhor do que eu, quando estamos ensinando nós temos que nos atualizar mais ainda, porque você tem que estar preparado para explicar, para demonstrar, para ser confrontado por um aluno.

Esse corpo docente do Einstein tem tido um papel muito importante de forçar mais e mais, esse posicionamento que o Einstein quer ter e tem dessa excelência na área da saúde.

Legal. E agora retomando o assunto das trilhas de aprendizagem, temos o momento da formação inicial e depois do desenvolvimento contínuo. Como estes dois assuntos se juntam?

Pois é, hoje temos uma parte mais obrigatória, vamos dizer assim, ligada ao dia-a-dia da assistência. Isto está mais tratado dentro das trilhas e você tem depois essa educação continuada, os cursos de atualização, os cursos de pós-graduação, e vamos aqui até o mestrado e o doutorado que temos aqui dentro do Einstein.

O que fazemos hoje é ajudar o profissional na trilha é mais automático, mas na carreira dele é discutir qual o melhor caminho para ele em termos de formação e tentar oferecer esta formação aqui dentro.

Hoje o que temos muito, são turmas que montamos de pós-graduação e que têm alguns alunos ali, três, quatro, ou cinco, do próprio Einstein que estão sendo incentivados pela instituição e muitos alunos de fora que formarão um grupo de uma turma. O que viabiliza a turma, é muito bom, ajuda a gente a viabilizar o ensino, a crescer. Nós, hoje, para você ter uma ideia, temos unidades de ensino na Av. Paulista, no Rio e em Belo Horizonte, então permite que ofereçamos este ensino em diversos locais, diversos formatos também como a distância e outros, viabilizando este aprimoramento e o crescimento do profissional.

Ele encontra isto hoje, era uma área que vimos muito desassistida no Brasil, essa educação continuada da área da saúde e temos conseguido crescer e oferecer este formato.

OK! Muito obrigado!

Obrigado!

E não percam a continuação desta entrevista aqui no Einstein!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *