Série ICKM 2023 |2 de 10| Jornada Petrobrás de Fatores Humanos

Compartilhe!

Olá, voltamos ao ICKM 2023 e agora estou com Luciana Poli Silva. Ela é Consultora de Gestão do Conhecimento na Petrobras, e nós vamos falar sobre a jornada da Petrobras em fatores humanos. Eu sou Wagner T. Cassimiro, da Espresso 3.

Luciana, para a Petrobras, o que são fatores humanos?

Wagner, na Petrobras, fatores humanos são todos aqueles fatores que afetam o desempenho do trabalhador nas suas atividades diárias. Podem ser fatores de diferentes áreas, podem ser fatores tecnológicos, ambientais, organizacionais, humanos. Então, é tudo relacionado às atividades que cercam o contexto do trabalhador e como isso afeta o dia a dia no trabalho real dele.

Sim, e você mencionou cinco princípios, quais são eles?

Na Petrobras, a gente construiu cinco princípios de fatores humanos para ajudar nessa mudança cultural. Os fatores humanos não significam que a gente abraça uma nova abordagem jogando fora tudo que fizemos antes. A gente usa a abordagem de fatores humanos e aproveita tudo que construímos até então para, junto com essa nova abordagem, darmos um salto de qualidade na nossa gestão. Então, os princípios de fatores humanos são cinco:

  1. O primeiro princípio é: confiança é fundamental e as pessoas criam essa segurança. Partimos da premissa que é fundamental que a liderança facilite a construção de um ambiente de segurança psicológica, onde todo mundo trabalha para acertar.
  2. O segundo princípio fala que pessoas criam segurança. Sistemas, processos e projetos são naturalmente falhos e as pessoas que operam esses sistemas podem ajudar a aprimorá-los. As pessoas são a solução e não o problema.
  3. O terceiro princípio é sobre como respondemos às falhas. Em vez de apontar o dedo, estendemos a mão para entender os fatores sociotécnicos complexos e avançar na solução de problemas.
  4. O quarto princípio diz que aprender e melhorar é a chave para o sucesso. Se você está disposto a realmente olhar o seu contexto como um todo, você consegue avançar. (Este princípio enfatiza a importância de uma cultura organizacional voltada para o aprendizado contínuo e a melhoria constante. Ele sugere que, além de analisar e aprender com os erros, é crucial reconhecer e entender o que está funcionando bem. Assim, a organização pode replicar essas práticas de sucesso em outras áreas, promovendo uma abordagem mais holística e equilibrada para o crescimento e a inovação.)
  5. O quinto princípio fala que o contexto direciona o comportamento. A cultura organizacional influencia fortemente como as pessoas se comportam. (Este princípio reconhece que o comportamento dos trabalhadores é frequentemente um reflexo do ambiente e da cultura organizacional. Em vez de ver o comportamento individual como o problema, este princípio sugere que se deve entender como os aspectos sistêmicos e culturais influenciam as ações das pessoas. Isso leva a uma abordagem mais empática e eficaz na gestão, onde mudanças no ambiente de trabalho e na cultura podem levar a melhorias significativas no comportamento e na performance dos funcionários.)

E quais resultados vocês alcançaram em segurança, saúde e meio ambiente?

Olha, os resultados têm sido riquíssimos. Temos uma turma de pós-graduandos que, junto com a liderança já letrada em fatores humanos, está implantando projetos incríveis. A cultura está realmente incorporando a ideia de que o trabalhador é a solução e não o problema. Isso é um avanço muito grande, tanto para a Petrobras quanto para o Brasil. Estamos conseguindo construir juntos e deixar para trás abordagens mais colonizadoras na educação e no trabalho diário. Se todos estamos juntos no mesmo contexto querendo acertar, vamos juntos pensar em uma solução. Temos tido muitos resultados favoráveis relacionados a essa transformação na jornada dos fatores humanos da Petrobras, com a aprendizagem no centro, que é a gestão do conhecimento.

Muito obrigado! E para você que acompanha o canal, em breve mais entrevistas diretamente do ICKM 2023. Obrigado.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *