Olá, voltamos ao ICKM 2023 e agora estou com a Professora ca da Universidade do Minho, em Portugal. Vamos falar sobre a importância da atenção na aprendizagem. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Expresso 3.
Tudo bem, professora?
Tudo bem, obrigada pelo convite.
O mundo está uma loucura, ninguém consegue focar com inúmeras distrações. Qual é o impacto disso tudo na aprendizagem?
Nós hoje vivemos de fato uma era da informação, algo com o qual lutamos durante muitos anos, entendendo que a informação nos traria mais conhecimento e mais capacidade de enfrentar os problemas. Acontece que nos esquecemos de uma coisa muito importante: a capacidade da atenção. E a nossa capacidade de atenção é limitada. Uma das coisas que a informação faz é destruir ou sobrepor-se sobre a nossa capacidade de atenção. Sem atenção, não conseguimos compreender ou interpretar o mundo que está à nossa volta, e daí vemos hoje a proliferação de teorias da conspiração, muito mais vulnerabilidade à manipulação do nosso entendimento do mundo e a nossa incapacidade de estudar profundamente os fenômenos.
Há um estudo que mostra que as pessoas demoram cerca de 20 minutos a voltar a um foco intenso sobre a informação, uma vez tendo sido interrompidas. Estamos constantemente sendo interrompidos por alertas. Há também um estudo que diz que nas organizações somos interrompidos em média 11 vezes por dia, portanto, é uma perda de produtividade enorme. Hoje em dia, sabe-se também que, quando individualmente a nossa atenção está em sobrecarga, temos menos capacidade de decidir, tendemos a deixar para os outros a resolução dos problemas e compreender que os problemas são demasiado para nós, e tendemos a focar em informação que nos dá conforto. Tudo isso nos torna vulneráveis e dificulta a aprendizagem.
Desculpe te interromper, perdendo o seu foco, mas de certa forma, quais foram os impactos e as consequências da falta de atenção na aprendizagem e que dicas e conselhos você poderia dar para as pessoas conseguirem ter essa atenção total?
Minha investigação não vai tanto na atenção individual, mas sim na atenção das organizações. Uma das coisas que eu vou discutir amanhã é que, além da atenção individual nas organizações, temos um outro tipo de atenção, que é a atenção da inteligência artificial. Consideremos ou não, fiquemos surpreendidos ou não, a verdade é que a atenção é estudada ao nível dos sistemas de Inteligência Artificial, e é para esses sistemas que estão sendo desenvolvidos mecanismos de atenção.
O que eu digo é que, dentro da organização, cada vez mais é importante perceber, primeiro, estudar a atenção dos colaboradores, dos trabalhadores; depois, saber encontrar mecanismos de integrar a atenção humana com a atenção artificial, porque a atenção artificial pode ter essa capacidade de expandir a atenção humana. É uma atenção mais estável, embora mais limitada, e portanto pode ser um mecanismo interessante de assegurar que as organizações estejam mais atentas ao que se passa à sua volta.
Um exemplo muito conhecido, já com alguns anos, é a Nokia, em que sabemos hoje que um certo nível intermédio da organização e os gestores e engenheiros deixaram de focar o exterior e o desenvolvimento de tecnologias e até a evolução das preferências dos consumidores para se focar internamente sobre a sua qualidade ao nível do desenvolvimento da tecnologia, e isso resultou no que deu. Portanto, se é um conceito ainda pouco desenvolvido, essa atenção e da atenção coletiva, deveríamos rapidamente mudar isso. É no sentido de eu alertar para essa necessidade urgente de percebermos que a sobrecarga da atenção está trazendo consequências terríveis para a sociedade e também pode trazer muitos problemas para as empresas, e por isso eu vim aqui trazer uma abordagem diferente quando se fala em gestão de conhecimento.
Muito obrigado, então, pela sua contribuição. Para você que nos acompanha aí no ICKM 2023, aguarde as próximas entrevistas. Até mais, muito obrigado.