Série ICKM SUCEG 2019 |13 de 14| Universidade corporativa Banrisul 

Compartilhe!


Olá, voltamos aqui ao ICKM SUCEG 2019 e minha próxima entrevistada é a Marta Neves do Banrisul e nós vamos falar sobre a Universidade Corporativa Banrisul.  Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

Tudo bem, Marta? 

Tudo bem! 

Marta me conta um pouco sobre este momento da universidade corporativa do Banrisul. Quais são os passos que vocês estão tomando? 

O Banrisul é o banco do estado do Rio Grande do Sul. Estamos presentes em cinco estados brasileiros e a universidade corporativa do Banrisul perpassa por 49 unidades administrativas e oito superintendências regionais, um total de 10.500 funcionários e se somarmos com terceirizados, outros colaboradores, chegaríamos a 16.000 pessoas. 

A universidade corporativa tem 4 anos como universidade corporativa, sendo que de gerência para uma superintendência foi este ano. O processo de educação do banco tem cerca de 53 anos normatizado.  

Por que eu trago isto? Ele passa por estes estágios de maturidade do sistema de educação corporativa. Desde um departamento de treinamento, para plataforma e-learning, de universidade corporativa mais focada se os funcionários, nós começamos a ampliar o alinhamento com objetivos estratégicos.  

Hoje já em uma fase de parcerias com várias universidades e caminhando para uma visão de rede mais ampliada para trabalhar com todas as suas partes interessadas, que é um desafio que nós precisamos cada vez mais estar preparados, alicerçados, em todos os processos para isto. 

Você falou uma coisa importante, que vocês passaram de uma área comum e viraram uma superintendência. Obviamente que quanto mais próximo do primeiro nível, mais estratégico é para a corporação. Conte-me um pouco como foram estes bastidores, a adesão da alta liderança para este projeto. Qual foi o ponto de gatilho para eles comprarem esta ideia? 

Cada vez mais se vê a importância do desenvolvimento do capital humano, social para alavancar e alcançar os objetivos estratégicos da organização. Já era uma caminhada que vinha de maturidade neste sentido e desenvolvemos um diagnóstico também, ouvindo 1% do quadro funcional, 100 funcionários sobre o alcance, o foco, sobre a maturidade do nosso sistema de educação corporativa, as interconexões, as parcerias, a gestão do conhecimento.  

Se percebeu os pontos fortes, o alinhamento estratégico, a rede estendida que potencial tem para isto, com vários stakeholders e o impulsionar as tecnologias para os grupos colaborativos, para as soluções, pelos desafios que a própria instituição tem, o Banrisul tem.  

Nós temos um carro forte no agronegócio, a transformação digital e todo o varejo. Vendo o quanto o processo educativo, a universidade corporativa pode contribuir neste desenvolvimento, se entendeu que era um momento de se tornar uma superintendência executiva para dialogar cada vez mais e força para esta plataforma toda ser desenvolvida. 

A alta liderança enxergou o resultado e o alinhamento com a estratégia? 

Exatamente. 

Muito obrigado! 

Muito obrigada. 

Resumo da entrevista de Wagner Cassimiro com Marta Neves do Banrisul sobre Universidade corporativa Banrisul 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *