Olá, minha próxima entrevistada é a Adriana Loth, da companhia Águas de Joinville e nós vamos falar sobre a implantação do modelo UCR (Universidade Corporativa em Rede) na organização. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Tudo bem, Adriana?
Tudo bem.
Vamos começar pela parte do diagnóstico. Quais foram as descobertas e o que vocês identificaram nesta análise inicial?
Uma das primeiras etapas da implantação do modelo UCR é o diagnóstico. Nós usamos o questionário Kramer para fazer o diagnóstico e identificamos que a universidade corporativa da companhia está passando da fase da educação corporativa para a fase de universidade corporativa.
Foi muito interessante que os gaps elencados, principalmente, apontaram que precisamos ter um alinhamento mais estratégico, também direcionaram para a governança da aprendizagem.
Por exemplo, nós temos várias ações voltada à comunidade. Nós temos uma área de educação ambiental bem atuante, um trabalho bem bacana, porém não tínhamos este alinhamento estratégico de indicadores, não tínhamos a governança desta aprendizagem dentro da Universidade corporativa. Este é um exemplo de uma ação.
Outra situação que foi elencada no diagnóstico foi a necessidade de interagirmos mais com as universidades acadêmicas. Buscar mais parcerias para trazer inovação, levando os nossos problemas organizacionais para as universidades acadêmicas e fazermos esta mescla de teoria com prática para trazer a inovação para dentro da empresa.
Vocês identificaram várias oportunidades e agora como vocês estão endereçando, como vocês construíram este horizonte de implementação?
É bem bacana quando conseguimos identificar os gaps, pois aí conseguimos fazer o plano de ação. Nós começamos com o projeto no início de 2019, então nós começamos já a fazer várias ações em 2019, mas o projeto tem uma dimensão de dois a três anos para nós implementar na totalidade.
Este ano fizemos o planejamento estratégico totalmente voltado para as diretrizes do modelo UCR, com alinhamento de todas as lideranças. O levantamento de necessidades de desenvolvimento de competências foi todo linkado com nosso planejamento estratégico, com indicadores estratégicos, com projetos estratégicos ranqueados por prioridade e agora estamos na etapa de reuniões com cada educador, por temática, por competência para construir as ações educativas para o próximo período.
Até agora você me respondeu como executiva da companhia. Eu gostaria que você adotasse seu chapéu de acadêmica, de doutoranda e me dissesse como isto está alinhado com seu projeto de pesquisa e o que você está encontrando de respostas da sua pesquisa exploratória.
Eu faço doutorado em gerir a gestão do conhecimento. O que eu trago da academia é justamente a solução dos problemas práticos. Meu grande objetivo de estar na academia é poder trazer para minha organização esta inovação. Todo este assunto que acabei de falar, implantação do modelo UCR está vinculado ao projeto da minha tese.
O projeto da minha tese vai ser uma pesquisa-ação no qual eu utilizarei todos estes dados como insumos para minha tese. Eu estou falando de uma coisa só. Estou falando em buscar na academia todo o fundamento para poder trazer para a organização esta prática inovadora.
Muito obrigado!
De nada!