Customização e personalização na aprendizagem corporativa

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Personalização ou customização: Quais as diferenças entre eles? Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

No mercado há muita confusão entre personalização e customização. Muitas pessoas usam os termos como sinônimos, embora eles possuam diferenças entre seus significados.

A confusão se deve por se tratar de algo em comum: ambas buscam a flexibilização de uma solução para melhor atender a experiência de uso e a demanda do cliente, ou do usuário final.

A customização oferece a adaptação de uma solução para que o cliente consiga deixar do jeito que ele quer, seguindo as suas próprias preferências. Em uma plataforma, por exemplo, o cliente poderia configurar o layout para ficar com a “cara” da organização, definir o que ele quer ver, ativar ou desativar funcionalidades, etc. 

Em geral, é um esforço intencional que pode partir do próprio cliente ou do provedor da solução, mas que o cliente tem controle sobre isso.

A personalização é a utilização de dados para ofertar conteúdos e funcionalidades que vão ao encontro dos interesses de forma automática, ou seja sem esforço do usuário dizer ou definir isso em algum lugar.

Em geral, o usuário tem pouco controle sobre isso. O sistema prediz e sugere coisas que podem estar associadas ao grupo que você pertence ou conforme seu histórico de navegação, uso e compras. 

Customização e personalização se complementam, porém as tecnologias mais recentes estão intensificando mais a busca da personalização para facilitar a vida dos usuários. Os dados falam por si só, enquanto menos de 5% dos usuários alteram a definição padrão dos sistemas, 75% das visualizações do Netflix provêem das recomendações personalizadas.

Em aprendizagem corporativa, a relação com soluções customizadas, independente de serem tecnologias ou serviços, é algo bastante tradicional por se tratar de uma compra corporativa, ou B2B, mesmo que muitos provedores alterem poucas coisas para atender seus clientes.

A tendência é em promover a personalização, mas não do cliente enquanto empresa contratante, mas sim do cliente enquanto usuário final, ou seja, tornar personalizado para cada pessoa da organização que oferece o serviço. E isso não é apenas um simples email direcionado com o nome dele.

Este movimento é muito saudável e complementar. Enquanto a customização alinha interesses e demandas estratégicas da organização, a personalização vai ao encontro ao quê os indivíduos buscam se desenvolver.

Sabemos que segundo os princípios da andragogia, a vontade, a necessidade e a prontidão partem do aprendiz, por isso ele ser protagonista e decidir o que ele quer aprender faz toda a diferença no sucesso do desenvolvimento dele, porém é claro que as escolhas devem refletir um alinhamento com o que a organização busca promover.

Para haver personalização é preciso um sistema e dados a serem processados, sem isso as recomendações não acontecem. Além do mais, o algoritmo precisa ser constantemente aprimorado para aprender e sugerir melhor.

Enfim, para uma cultura de aprendizagem emplacar, as ferramentas disponíveis precisam estar ao serviço de algo que não ofereça excesso de opção às pessoas, mas sim exatamente o que elas precisam e no momento certo!

Bem, no canal Espresso3, a personalização pode ser obtida por meio de sugestões do youtube. Porém independentemente disso, saiba que fizemos todos os conteúdos especialmente para você que atua na área!

Resumo sobre a aula Customização e personalização na aprendizagem corporativa

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