Olá, voltamos a falar com Américo Garbuio, especialista em gestão de pessoas e agora nós vamos falar sobre desenvolvimento da liderança e do negócio.
Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Tudo bem Américo, como vai?
Tudo bem Wagner, tudo ótimo!
Américo, como podemos associar o desenvolvimento da liderança na busca de resultados do negócio?
Eu vejo uma correlação integral. A liderança, dentro de uma organização, é responsável pelo planejamento, responsável pela elaboração das estratégias. Ela constrói um projeto, constrói onde queremos chegar. Esse processo de construção é um processo que a liderança faz de uma forma natural. A questão de ter a influencia, de ter o poder para fazer isso chama muito a atenção dos líderes e eles fazem isso de uma forma automática. Nem sempre faz a melhor, mas é algo que fica muito claro no processo de liderança que tenho que planejar, dar diretrizes etc.
O outro aspecto que, talvez não esteja neste mesmo nível, é como eu gero engajamento e como desdobro isso para dentro da organização. Como identifico o que esta organização tem para suportar esta minha estratégia.
Respondendo sua pergunta, eu vejo que é uma relação muito próxima, pois o líder, além de construir estratégia, é fundamental que ele tenha o conhecimento de qual é o impacto desta estratégia dentro da organização, que ele esteja atento a isto. Eu posso desenvolver uma nova estratégia e trazer para esta nova estratégia a necessidade de uma competência que não tenho na companhia.
Como, basicamente, uma área de educação corporativa pode trabalhar o desenvolvimento da liderança associado ao negócio e não um programa genérico focado somente no indivíduo?
Olhando pelo ponto de vista do negócio, quando olhamos para a educação corporativa, as escolas são um bom caminho para isto. Quando estabelecemos dentro da universidade corporativa, primeiro seus objetivos. Os objetivos desta área, o que esperamos entregar enquanto apoio ao negócio e quanto nós queremos entregar em cada uma destas áreas. Este movimento da educação corporativa, que você trouxe a pergunta, ajuda naquele processo anterior que falei da competência do líder. Você começa a gerar a reflexão do que você precisa ter de conhecimento e desenvolvimento, para alcançar a sua estratégia.
Quando o líder começa a ter este olhar, ele começa, necessariamente, a gerar um diagnóstico. Ele fala assim “Poxa, eu gerei esta estratégia, mas estou vendo que muito dessa estratégia que coloquei como nova preciso desenvolver conhecimento aqui”. E este é um processo que pode fazer com que ele, primeiro, não que ele fuja da estratégia, mas que ele possa entender que é preciso dar um passo na estratégia, uma parada a mais no que esperava, para trazer a organização no mesmo nível de competência para poder ser bem-sucedido neste resultado.
Olhando para sua pergunta, uma competência importante de negócio é estabelecer a estratégia olhando para o líder. Segundo, saber fazer um diagnóstico de quais são os impactos desta nova estratégia dentro da sua estrutura. E a terceira é como engajar estas pessoas, as pessoas que fazem parte da organização para esta nova estratégia.
Esta linha do engajamento envolve muitas coisas. Seja no exemplo de liderança, em uma clareza na comunicação, gerar entendimento, conhecer a equipe. Quando digo conhecer a equipe, é claro, conhecer através dos líderes que irão trabalhar estas equipes, para que eu possa entender qual é a equipe que tenho para colocar em campo, qual é a equipe que vai trazer o resultado que eu espero. Até porque o resultado final que espero, em algumas vezes, olhando pelo ponto de vista de uma empresa que tem como objetivo gerar lucro, qual é o principal objetivo? É o lucro! Claro que as outras situações também são importantes, mas uma empresa que tem lucratividade pode reinvestir no negócio, pode reinvestir no desenvolvimento das pessoas.
O lucro pode ser o destino, só que a trajetória é que faz toda a diferença. Fica mais tranquilo definirmos qual a estratégia para o destino. Estou aqui, e vou para cá. O grande desafio é a trajetória, é como vou fazer isto, o que preciso de desenvolvimento, o que preciso ajustar na minha companhia. Olhando para o líder é a visão sistêmica, a visão de negócio, visão de planejamento, visão de gestão de pessoas, visão de como liderar, de poder trabalhar, reorientar, priorizar os recursos, de ser exemplo, de ter atenção a todos os elementos que compõem este organismo.
Qual a razão que muitas vezes as estratégias não dão certo? Não é que, muitas vezes, a estratégia foi equivocada, é o processo de execução. Agora, quem executa? São as pessoas e eu preciso que as pessoas executem. Como elas vão executar? Se elas sabem o que têm que fazer, se estão preparadas para fazer isto e se elas vão ganhar algo com isto. E o ganhar algo com isto é estar engajado, é entender que estou neste processo, neste projeto e isto vai trazer ganho para todo mundo, inclusive para mim.
Muito obrigado!
Por nada. Sucesso!